Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

08/02/26 às 18:00 - São Januário

Escudo Vasco
VAS

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

04/02/26 às 21:30 - Arena do Grêmio

Escudo Grêmio
GRE

5

X

3

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Campeonato Carioca

01/02/26 às 20:30 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

0

X

1

Escudo Fluminense
FLU
Ler a crônica

Além de absurda, regra da Ferj sobre uso de titulares pune quem faz boa campanha no Carioca

Redação

Por: Redação

- Atualizado em

Além de absurda, regra da Ferj sobre uso de titulares pune quem faz boa campanha no Carioca
Vitor Silva/Botafogo

Na noite da última quarta-feira, com todos os olhares na rodada do Campeonato Brasileiro, a Ferj divulgou um documento em tom de ameaça aos clubes que pretendem escalar equipes alternativas ou reservas na última rodada do Campeonato Carioca, caso do Botafogo.

O texto era um lembrete para o esdrúxulo artigo 34 do regulamento, que obriga os clubes a escalarem pelo menos sete jogadores “principais, reconhecidos e abidamente titulares do elenco” a partir da quarta rodada, sob pena de não receber cotas de TV e multa.

Além da bizarrice em si da regra – aprovada pelos clubes, é sempre importante frisar -, como a Ferj decide quem é e não é titular? E o mais louco disso tudo: o regulamento acaba punindo os times que fazem boas campanhas e se classificam com antecedência.

Assim, Botafogo e Fluminense, por exemplo, que poderiam botar times reservas neste fim de semana por já estarem classificados – independentemente de ainda disputarem o título da Taça Guanabara -, acabam tendo que cumprir essa medida bisonha e desgastar seus jogadores em meio à disputa do Brasileirão.

Por outro lado, Flamengo e Vasco, que fizeram campanhas pífias e estão ameaçados de ficarem fora das quartas de final e terem de disputar o quadrangular do rebaixamento, não poderão poupar esforços contra Sampaio Corrêa e Botafogo, respectivamente. Consequentemente, não estarão infringindo o regulamento.

O Vasco até pode: caso o Sampaio Corrêa perca para o Flamengo no sábado, os cruz-maltinos já entram em campo no domingo classificados – outra bizarrice do Carioca, não ter todos os jogos da última rodada ao mesmo tempo. Aí poderiam ter de jogar à vera para fugir de um duelo com o Fluminense já nas quartas de final.

A Ferj conseguiu um aumento na premiação dos clubes no Carioca, o que parece ser o único atrativo. Mas situações grotestas como essas só diminuem ainda mais o prestígio da competição – e olha que nem falamos do Botafogo jogar como visitante o clássico contra o Vasco, o que é proibido no regulamento.

Comentários