Análise: com o aval de Enderson, Vinícius Lopes é uma boa aposta para compor o elenco no Botafogo

25 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Vinícius Lopes em Goiás x Internacional | Série A do Campeonato Brasileiro 2020
Reprodução/Premiere

Atendendo a um pedido do treinador Enderson Moreira, o Botafogo negocia com o atacante Vinícius Lopes para reforçar o elenco. O jogador não acertou a renovação de seu contrato com o Goiás e rescindiu com o clube no mês de novembro, depois de jogar pouco em 2021. Com 1,80m, o atacante de 22 anos se destaca pela força e velocidade que permitem que seja aproveitado centralizado no ataque ou pelos lados do campo.

Vinícius viveu sua melhor fase no time goiano em 2020, sob o comando de Enderson. Camisa nove e centroavante na base, foi deslocado para o lado esquerdo do campo para atuar ao lado de um atacante mais pesado (Fernandão ou Rafael Moura). A boa capacidade de movimentação para gerar espaços para si e para os companheiros garantiu a vaga para o jovem no time titular. Destro, Vinícius procura sempre a diagonal para atacar a área ou combinar jogadas com o centroavante de referência. Atuando pelo lado direito, também mostrou que é um atacante e não um ponta, preferindo sempre buscar a área ou uma tabela por dentro em vez de dar amplitude e procurar a linha de fundo.

Análise Vinícius Lopes

Jovem e cheio de fôlego, Vinícius ajuda bastante na recomposição defensiva, mas precisa melhorar seu posicionamento e leitura de jogo para crescer como defensor. Atuando em um sistema de marcação individual, o jogador foi facilmente envolvido e abandonou a marcação em situações de tabelas e trocas rápidas de passe. Como centroavante, Vinícius ainda precisa ser mais efetivo nas finalizações. Em 2020, registrou um aproveitamento de 41% nos chutes a gol e uma média de 0,7 finalização certa por jogo. A tomada de decisões é outro ponto de destaque negativo, embora seja necessário considerar o contexto coletivo da equipe que interfere nesse sentido.

No Brasileirão de 2020 foram seis gols e quatro assistências em 28 jogos (23 como titular). Apesar do rebaixamento, o atacante terminou o campeonato com moral e foi a grande esperança de gols do Goiás para a temporada de 2021. No entanto, uma queda brusca de rendimento e, posteriormente, um imbróglio quanto a sua renovação de contrato acabaram afastando Vinícius dos gramados. Na Série B de 2021, jogou apenas 6 partidas, a última contra o Remo, dia dez de agosto. No total, fez 62 jogos e marcou 11 gols com a camisa do Esmeraldino.

View post on imgur.com

O tempo de inatividade e a última temporada pouco competitiva levantam dúvidas sobre a condição de Vinícius para ser útil ao Botafogo. Em princípio, chegaria para disputar posição com Diego Gonçalves no ataque. Pesa contra ele o fato de, em um momento crucial de sua evolução como jogador, não ter correspondido às expectativas e terminar escanteado no Goiás. Seu maior trunfo, além do baixo custo, é Enderson Moreira, que potencializou o futebol do atacante e extraiu o seu melhor em 2020. Com o aval do técnico, Vinícius Lopes pode ser mais uma solução criativa para a composição do elenco alvinegro de 2022.

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas