Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Carioca

25/04/21 às 00:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

X

Escudo Macaé
MAC

Carioca

17/04/21 às 16:00 - Maracanã

Escudo Fluminense
FLU

1

X

0

Escudo Botafogo
BOT

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

1

X

1

Escudo Botafogo
BOT

Análise: defesa frágil ofusca destaques individuais em derrota pesada do Botafogo para o Grêmio

8 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Análise Botafogo 2 x 5 Grêmio

Um turno de derrotas. Cumprindo tabela no Campeonato Brasileiro, o Botafogo perdeu para o Grêmio por 5 a 2 e chegou à 19ª derrota. Rafael Navarro e Matheus Babi marcaram os gols alvinegros. Com os cinco gols sofridos, o Glorioso agora também acumula o recorde negativo de pior defesa da competição.

Sem a pressão por resultados, o treinador interino Lúcio Flávio deu continuidade ao processo de renovação do time alvinegro. A única alteração promovida em relação à equipe que perdeu para o Sport na última sexta-feira foi a entrada de Hugo na lateral esquerda na vaga do lesionado Victor Luis. A mudança deixou a equipe titular ainda mais jovem, com média de 21,6 anos. Oito dos 11 titulares foram formados nas categorias de base do clube.

Análise Botafogo 2 x 5 Grêmio

Passado o baque da confirmação do rebaixamento, o Botafogo pareceu entrar mais leve no jogo e começou fazendo boa apresentação. Com atitude, começou o jogo imprimindo intensidade, velocidade e movimentação. Aos 30 segundos, a aplicação tática de Matheus Nascimento na recuperação pós-perda poderia ter terminado em gol, como aconteceu na partida contra o Palmeiras. Romildo e Cesinha ofereceram mais dinamismo ao meio-campo alvinegro, melhorando a ocupação de espaços no campo de ataque.

Análise Botafogo 2 x 5 Grêmio

Contudo, logo a melhor qualidade técnica e maior maturidade coletiva do Grêmio se fez presente no jogo. Se o Botafogo fazia bom jogo com a bola nos pés, no setor defensivo o time sofreu para marcar o adversário. Jogadores como Maicon e Jean Pierre encontraram com facilidade espaços para jogar e, confortavelmente, o Tricolor gaúcho chegou transformando todas suas finalizações em boas chances de gol. Assim, o Grêmio marcou duas vezes e poderia ter feito mais no primeiro tempo.

Análise Botafogo 2 x 5 Grêmio

Na volta do intervalo, Lúcio Flávio não conseguiu corrigir os problemas defensivos da equipe e o Grêmio seguiu muito confortável no campo de ataque. Já sem o mesmo ímpeto inicial, o Glorioso viu o adversário controlar a posse de bola e administrar o resultado favorável. No 13º pênalti marcado contra o Botafogo na competição, os gaúchos chegaram ao terceiro gol. O controle, com cerca de 70% de posse de bola, durou até os 12 minutos da segunda etapa, quando Maicon foi substituído.

O Botafogo chegou ao primeiro gol com Rafael Navarro, seu segundo em três jogos como titular, em um contra-ataque puxado por Cesinha. A importância do meia-atacante no time fica clara nas estatísticas. O jogador participou bastante do jogo acertando 97,8% dos 45 passes que tentou, tendo distribuído quatro passes decisivos. Para efeito de comparação, Bruno Nazário, titular na função de Cesinha em boa parte do campeonato, tem média de 79% de passes certos e 1,5 passes decisivos por jogo. Com contrato até dezembro de 2021, o jovem jogador pode ser peça importante na reconstrução da equipe na próxima temporada.

Análise Botafogo 2 x 5 Grêmio

No entanto, o sistema defensivo errático permitiu que Matheus Henrique marcasse dois gols. A última tentativa do treinador alvinegro para mudar o cenário foi a entrada de Marcelo Benevenuto para formar uma linha de três zagueiros. Matheus Babi, que também entrou no segundo tempo, marcou o segundo gol alvinegro aparando cruzamento de Kevin.

Análise Botafogo 2 x 5 Grêmio

A derrota pesada não surpreendeu o torcedor alvinegro, mas a organização ofensiva foi um destaque da partida para o Botafogo. O desempenho de Cesinha e a notória evolução de Matheus Nascimento também deixam uma ponta de esperança no coração maltratado do botafoguense. Os próximos três jogos devem servir para dar sequência no processo de maturação das promessas e na formação de um coletivo que possa servir de norte para o próximo treinador.

No próximo sábado, o Glorioso vai a Goiânia enfrentar o Goiás em jogo válido pela 36ª rodada.

Números do jogo:

Posse de bola – BOT 46% x 54% GRE
Passes certos – BOT 355 (87%) x 403 (86%) GRE
Bolas longas – BOT 23/35 (66%) X 23/37 (62%) GRE
Cruzamentos – BOT 5/16 (31%) x 4/13 (31%) GRE
Finalizações – BOT 18 (6 no gol) x 13 (7) GRE
Chances claras – BOT 3 x 4 GRE
Faltas – BOT 14 x 18 GRE
Desarmes – BOT 12 X 17 GRE

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários