Análise: reforço do Botafogo, Philipe Sampaio é forte no jogo aéreo e pode atuar pelos dois lados da zaga

Philipe Sampaio, zagueiro do Botafogo
Vitor Silva/Botafogo

Depois de muita especulação, a Era Textor apresentou o primeiro reforço para o Botafogo em 2022. O zagueiro Philipe Sampaio, do Guingamp, chegou para fortalecer o miolo de zaga alvinegro, setor bastante criticado por falhas individuais e coletivas neste início de temporada. Pouco conhecido do torcedor brasileiro, o jogador construiu carreira consolidada em ligas periféricas do futebol europeu.

Com 1,91m, o zagueiro de 27 anos tem no jogo aéreo sua principal virtude, na defesa e no ataque. Na temporada 21/22 da Ligue 2, a segunda divisão francesa, dados do Sofascore mostram que, em 14 jogos, Philipe venceu 74% das disputas aéreas em que se envolveu, média de 4,4 por jogo. Para efeito de comparação, na dominante campanha alvinegra do título da Série B em 2021, Carli e Kanu venceram, respectivamente, 59% e 66% dos duelos pelo alto. Considerando também a participação na Copa da França, o zagueiro marcou dois gols em 17 jogos na atual temporada. Na carreira, são nove gols em 166 jogos como profissional.

https://imgur.com/xQapKXS

No Brasil, Philipe passou pelas categorias de base de São Paulo e Santos antes de estrear profissionalmente pelo Paulista de Jundiaí, no campeonato estadual de 2014. No mesmo ano, foi negociado com o Boavista de Portugal, clube que defendeu por três temporadas. Passou ainda por Akhmat Grozny, da Rússia, Feirense e Tondela de Portugal, antes de chegar ao Guingamp. Em toda sua passagem pela Europa, Philipe foi titular nos clubes em que jogou.

No clube francês e em sua passagem mais recente pelo futebol português, atuou sempre pelo lado direito, tanto em formação com três zagueiros quanto em linha de quatro. Já em sua passagem pelo futebol russo, na temporada 17/18, e no Feirense, em 18/19, jogou pelo esquerdo da defesa.

Análise Philipe Sampaio

As estatísticas oficiais da Ligue 2 mostram que Philipe conseguiu 15 desarmes em 21 tentativas na atual temporada. Registrou ainda médias de 1,8 interceptações e 2,7 cortes por jogo. Apesar da campanha discreta do Guingamp, em décimo lugar no campeonato, a equipe ocupa a quinta posição no quesito posse de bola. O zagueiro é o quarto jogador com mais passes bem sucedidos na equipe e o segundo na média de acertos (47,1 por jogo). No entanto, Philipe não participa ativamente da construção ofensiva do time, preferindo o passe curto para companheiros fora da zona de pressão. Se a sua eficiência de passe no campo de defesa alcança 90%, no campo ofensivo é de apenas 68%.

https://imgur.com/2haN3K4

Quando exposto a situações de contra-ataques ou transições em velocidade, o jogador demonstra algumas dificuldades em defender o espaço a suas costas nos passes em profundidade. O zagueiro tem a tendência de abandonar a linha de defesa para marcar por encaixe, o que, por vezes, permite a infiltração do adversário. Philipe também não é um jogador de velocidade e, por isso, pode ter problemas para jogar em um linha defensiva alta.

O preocupante início de temporada da dupla Carli e Kanu e de todo o sistema defensivo alvinegro, o mais vazado do Cariocão entre os quatro grandes (14 gols em 19 jogos), pode credenciar Philipe Sampaio a chegar ao Botafogo já com status de titular da zaga. A contratação também encorpa o elenco em uma posição sensível e oferece a Lúcio Flávio e, futuramente, Luís Castro opções para a montagem do time e criação de estratégias de jogo.

Comentários