A questão física do Botafogo tem sido bastante debatida nesse momento de oscilação no Campeonato Brasileiro-2024, com duas atuações ruins contra Athletico-PR e Criciúma. Três jogadores atuaram todos os minutos desde que a competição voltou da última data Fifa: o goleiro John, o zagueiro Bastos e o atacante Júnior Santos.
Os três atuaram os 90 minutos nos jogos contra Fluminense, Grêmio, Athletico-PR e Criciúma. Foram quatro partidas num intervalo de 12 dias – incluindo viagens para Espírito Santo e Santa Catarina -, depois da data Fifa que antecedeu o início da preparação para a Copa América.
Júnior Santos deixou o Estádio Heriberto Hülse no último sábado de muletas, após sair com dores na parte posterior coxa esquerda. O atacante, artilheiro do time na temporada, seria melhor avaliado no Rio, e a torcida anseia por notícias nesta segunda-feira.
Depois do trio, apenas mais dois jogadores foram titulares em todas essas quatro partidas: Tchê Tchê (338 minutos) e Cuiabano (326 minutos). Marlon Freitas e Damián Suárez, que haviam sido titulares nas três anteriores, foram poupados em Criciúma, mas o lateral entrou no segundo tempo.
Por outro lado, o Botafogo vê o DM esvaziando. Eduardo voltou a atuar, Marçal ficou no banco nos dois últimos jogos e Pablo está na transição. Estão em tratamento apenas Rafael, Jeffinho e Matheus Nascimento. Fica a expectativa sobre Júnior Santos, visando o jogo de quarta-feira contra o Red Bull Bragantino.
Veja a minutagem do elenco do Botafogo nos últimos quatro jogos pelo Brasileirão:
John, Bastos e Júnior Santos – 360 minutos
Tchê Tchê – 338
Cuiabano – 326
Damián Suárez – 293
Marlon Freitas – 261
Óscar Romero – 239
Gregore – 234
Lucas Halter – 225
Luiz Henrique – 221
Eduardo – 144
Tiquinho Soares – 137
Alexander Barboza – 135
Danilo Barbosa – 85
Yarlen – 76
Diego Hernández – 61
Mateo Ponte – 45
Hugo – 34
Fabiano – 22
Patrick de Paula – 4