Eliminado na Copa do Brasil pelo ABC e desclassificado no Campeonato Carioca, o Botafogo de 2021 pode entrar para a história do clube de forma negativa como o que menos venceu numa edição do Estadual. Até aqui, o Glorioso só teve duas vitórias, sobre Resende e Nova Iguaçu. Neste domingo, encara o já rebaixado Macaé, no Estádio Nilton Santos.
Em toda a história mais do que centenária do Botafogo na competição, só em duas ocasiões o Glorioso teve duas vitórias: em 1911 – quando retirou-se do certame após apenas três jogos realizados – e em 1937 – quando a competição não acabou devido a divergências entre associações, com o Botafogo tendo feito somente seis jogos.
Ou seja, ambos os campeonatos não foram concluídos e, assim, não devem entrar para as estatísticas. O que o Botafogo de 2021 pode fazer é no máximo igualar as três vitórias conquistadas nas edições do Campeonato Carioca de 1923, 1998 e 2019. Isso, claro, sem contar a Taça Rio, um “torneio de consolação” que o Glorioso irá disputar nas próximas semanas.
Atualmente na oitava colocação, o Botafogo ainda pode terminar a Taça Guanabara até na sexta posição, dependendo dos resultados de Madureira x Fluminense e Bangu x Nova Iguaçu. A pior campanha recente do Fogão no Campeonato Carioca foi a nona colocação em 2014, quando o torneio era disputado por 16 clubes.