O Botafogo ainda não engrenou na temporada, apesar de a vitória sobre o Ypiranga apontar alguns sinais de reação. A torcida alvinegra está pressionando, mas será que o Glorioso está tão atrás dos rivais? Os resultados da rodada da Copa do Brasil mostram que tem muito clube poderoso devendo…
O maior caso é o do Flamengo, que entrou numa crise que parece sem fim e foi derrotado pelo Maringá por 2 a 0 nesta quinta-feira. Sem treinador, com jogadores caríssimos e que não estão rendendo. São três derrotas seguidas na temporada. É notório que há grandes jogadores ali, mas o time entrou numa espiral negativa gigante.
Outro dos maiores clubes do país que está mal é o Corinthians, derrotado pelo Remo por 2 a 0 em Belém – e o placar poderia ser até mais elástico. O time poupou jogadores, depois de um longo período sem jogos por conta da eliminação nas quartas de final do Paulistão. Mas a crise por lá também já foi instalada…
O Athletico-PR perdeu pela primeira vez na temporada, superado pelo CRB em Maceió. O São Paulo fez um jogo pífio no Morumbi e empatou com o Ituano em 0 a 0. O próprio Atlético-MG sofreu e muito para vencer o Brasil-RS dentro do Mineirão, com gol de Hulk de pênalti no fim. O América-MG também sofreu para vencer o Nova Iguaçu.
Pensando no Campeonato Brasileiro, outros times que ainda estão devendo são Cruzeiro, que perdeu para o Náutico; o Vasco, que caiu para o ABC ainda na segunda fase; Red Bull Bragantino e Cuiabá, também eliminados precocemente.
Ao que parece, são pouquíssimos os clubes que podem “sobrar” na Série A, casos principalmente de Palmeiras e Fluminense. Mas há o calendário apertado, que vai testar a capacidade dos elencos de todos. O campeonato, que terá todos os gigantes do futebol juntos depois de muito tempo, pode, no entanto, não ser do nível que estavam projetando. A ver como o Botafogo vai se comportar…