Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

10/04/21 às 21:05 - Raulino de Oliveira

Escudo Volta Redonda
VRE

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

04/04/21 às 17:00 - Giulite Coutinho

Escudo Botafogo
BOT

1

X

1

Escudo Portuguesa
POR

Botafogo em campo depois do Natal? Última vez foi há 59 anos, com show de Amarildo contra o Flamengo

comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Jornal dos Sports registra Botafogo 3x0 Flamengo pelo Carioca-1961
Reprodução/Jornal dos Sports

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o calendário do futebol brasileiro em 2020 foi totalmente reformulado e vai atravessar 2021. O Botafogo, por exemplo, entra em campo no próximo domingo, dia 27 de dezembro, para receber o Corinthians, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

Até então, o noticiário esportivo nesse período resumia-se a especulações sobre contratações e dispensas para a próxima temporada e jogadores e dirigentes fazendo um balanço do ano que passou. Desta vez, não. Todos os clubes estão em atividade para a rodada que ocorrerá um ou dois dias após o Natal.

A situação é bastante incomum. Para se ter ideia, a última vez que o Botafogo entrou em campo na semana entre o Natal e o Ano Novo foi em 1961, há exatos 59 anos. E a lembrança é saborosa: uma goleada por 3 a 0 em cima do Flamengo, no Maracanã, no encerramento do Campeonato Carioca de 61.

O Botafogo já entrou em campo campeão naquela quinta-feira à noite, com apenas uma derrota na campanha (2 a 1 para o America). Ainda assim, não tirou o pé. Mesmo sem Nilton Santos, uma das grandes figuras daquele time, o Glorioso venceu com mais uma grande atuação de Garrincha e gols de Amarildo (2) e China.

Revirar os arquivos do Jornal dos Sports à procura de informações foi saboroso. Um Botafogo estrelado, com uma torcida em expansão, servindo como base para a Seleção Brasileira que seria bicampeã mundial no ano seguinte. No saudoso JS do dia 30, o colunista Geraldo Romualdo da Silva escreveu:

O Botafogo não saiu da luta sem cinzas. Perdeu um jogo precioso e inesquecível [para o America]; em compensação, duplicou sua torcida. Este, o fenômeno mais grato, realmente o mais impressionante na vida do Glorioso, nos anos mais recentes. A partir de 1948, quando avançou o sinal vermelho da incredulidade, e arrebatou o título do Vasco, criou uma geração nova de torcedores fanáticos, que ano a ano mais cresce, mais enche os estádios com o ruído do seu entusiasmo

Botafogo campeão carioca de 1961, com apenas uma derrota
Botafogo campeão carioca de 1961, com apenas uma derrota

Realmente, você revirando as páginas do Jornal dos Sports daquela época, o clube carioca com mais destaque e atenção da imprensa era o Botafogo. Garrincha, a Alegria do Povo, era o nome mais citado e comemorado. Uma semana depois daquele 3 a 0, o Botafogo venceria o Santos de Pelé pelos mesmos 3 a 0 no Maracanã, em amistoso que foi chamado de “Jogo do Ano”. Um período mágico.

Que Garrincha, Nilton Santos, Manga, Amarildo, Zagallo e outros gênios daquele time iluminem os atuais atletas do elenco do Botafogo neste domingo, numa partida fundamental na briga para escapar do rebaixamento. Viva o Botafogo!

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 0 FLAMENGO

Estádio: Maracanã
Data/Hora: 28/12/1961 – 21h30
Árbitro: Gualter Teixeira Portela Filho
Assistentes: Arlindo Elói de Andrade e Desrisval Tavares
Renda: Cr$ 1.222.512,00
Cartões vermelhos: Babá (FLA)
Gols: China 44’/1ºT, Amarildo 16’/2ºT e Amarildo 24’/2ºT

BOTAFOGO: Manga; Cacá, Zé Maria, Paulistinha e Rildo; Airton e Edson; Garrincha, China, Amarildo e Zagallo – Técnico: Marinho.

FLAMENGO: Fernando; Ouraci, Jadir, Bolero e Jordan; Carlinhos e Gerson; Babá, Carlos Alberto, Airton e Germano – Técnico: Fleitas Solich.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários