Está chegando a hora. Depois de levar meio que em banho-maria os primeiros três meses de 2025, o Botafogo começa no domingo (30/3), diante do Palmeiras, em São Paulo, uma longa maratona de 19 jogos num intervalo de apenas 63 dias – cerca de uma partida a cada 79,5 horas.
É isso que o maravilhoso calendário da CBF reserva aos clubes. Após os famigerados Estaduais, as equipes terão nove semanas seguidas com jogos aos meios e aos fins de semana. Não haverá tempo para treinar – apenas, basicamente, recuperar os atletas e fazer ajustes mínimos.
A maratona do Botafogo começará com o jogo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Três dias depois, o campeão da América estreia na Libertadores em Santiago, contra a Universidad de Chile.
Por incrível que possa parecer (ou não, dada a bagunça já conhecida), a CBF ainda não detalhou a tabela da segunda rodada em diante. Mas, pelo intervalo mínimo exigido, é possível definir a data de alguns jogos do Botafogo pelo Brasileirão (veja abaixo).
Meia volta ao mundo
Nesse curto espaço de tempo, o Botafogo vai viajar cerca de 24 mil quilômetros – o que dá mais do que meia volta ao mundo. Como base desse cálculo, não se considera eventuais viagens casadas que o Glorioso possa fazer, quando o time nem volta ao Rio entre duas partidas seguidas fora de casa.
A viagem mais longa que o Botafogo vai encarar será até Valencia, na Venezuela, para enfrentar o Carabobo pela quarta rodada da Libertadores. A distância entre Rio e a cidade venezuelana é de 4.550km. Três dias antes deste jogo, o Glorioso vai enfrentar o Bahia em Salvador pelo Brasileiro.
‘Respiro’ antes do Mundial
A maratona do Botafogo vai “acabar” no dia 30 de maio ou 1º de junho, contra o Santos, fora de casa. Depois, haverá uma pausa para a data Fifa, quando os clubes esperam poder já começar a preparação para o Super Mundial de Clubes.
Isso depende ainda que a CBF adie os jogos da 12ª rodada do Brasileiro, marcados para entre o fim da data Fifa e o começo do Mundial. Caso contrário, o Botafogo teria que enfrentar o Mirassol no dia 12 de junho, viajar 11 mil quilômetros e encarar o Seattle Sounders já no dia 15, nos Estados Unidos. Surreal.
O Botafogo fez 10 contratações e fechou com o técnico Renato Paiva que, com a eliminação precoce no Campeonato Carioca, teve cerca de quatro semanas de “intertemporada”. Um período fundamental para o caótico calendário que se avizinha. Que comecem os jogos!
Próximos jogos do Botafogo:
30/3 – Palmeiras x Botafogo
2/4 – Universidad de Chile x Botafogo
5/4 – Botafogo x Juventude
8/4 – Botafogo x Carabobo
12 ou 13/4 – Red Bull Bragantino x Botafogo
16 ou 17/4 – Botafogo x São Paulo
19 ou 20/4 – Atlético-MG x Botafogo
23/4 – Estudiantes x Botafogo
26 ou 27/4 – Botafogo x Fluminense
29 ou 30/4 – Ida da 3ª fase da Copa do Brasil
3/5 – Bahia x Botafogo
6/5 – Carabobo x Botafogo
10 ou 11/5 – Botafogo x Internacional
14/5 – Botafogo x Estudiantes
18/5 – Flamengo x Botafogo
21/5 – Volta da 3ª fase da Copa do Brasil
24/5 – Botafogo x Ceará
27/5 – Botafogo x Universidad de Chile
30/5 ou 1/6 – Santos x Botafogo
2 a 10/6 – DATA FIFA
12/6 – Botafogo x Mirassol*
15/6 – Botafogo x Seattle Sounders
19/6 – PSG x Botafogo
23/6 – Atlético de Madrid x Botafogo
*Jogo pode ser adiado