Botafogo retorna ao Beira-Rio um ano e meio após vitória épica; só quatro titulares continuam no elenco

Botafogo retorna ao Beira-Rio um ano e meio após vitória épica; só quatro titulares continuam no elenco
Vitor Silva/Botafogo

Em clima melancólico, o Botafogo fecha sua participação no Campeonato Brasileiro-2023 nesta quarta-feira contra o Internacional, no Beira-Rio. Mas o palco e o adversário trazem a lembrança de uma das vitórias mais épicas da história moderna do clube, e não faz muito tempo.

Há um ano e meio, mais precisamente no dia 19 de junho de 2022, o Botafogo (com 13 desfalques) vencia o Internacional por 3 a 2, de virada, sendo operado pela arbitragem e com direito a gol da vitória aos 55 minutos do segundo tempo. Um time que mostrou espírito de vencedor, muito diferente do que o atual grupo vem demonstrando nas últimas rodadas.

A história do jogo é realmente épica. Logo no começo, o árbitro Savio Pereira Sampaio, atendendo a um chamado do VAR Rafael Traci (ambos seguem prestigiadíssimos na CBF), marcou toque de mão inexistente de Philipe Sampaio, apontou pênalti e ainda expulsou o zagueiro. O técnico Luís Castro, revoltado, também acabou expulso.

Depois de tomar o gol no pênalti, convertido por Edenilson, o Botafogo sofreu o segundo minutos depois, com Bustos. Resumindo: o Glorioso perdia por 2 a 0 com 11 minutos de jogo e com um a menos. Mas não se deu por vencido. Vinícius Lopes diminuiu aos 19, em jogada de Saravia, e Erison empatou aos 13 da etapa final, após cabeçada de Joel Carli.

O Inter ainda teve dois gols anulados e o goleiro Gatito Fernández fez defesas sensacionais. Mas o melhor estava para o fim. Aos 55 minutos, Matheus Nascimento enfiou, Kayque deu uma arrancada à la Usain Bolt, conseguiu tocar antes do goleiro e Hugo balançou as redes. O time da casa, sem saber perder, ainda partiu para a pancadaria, com três expulsões (uma delas de Lucas Piazon, que saiu exaltado pela torcida alvinegra).

Poucos remanescentes

Do time titular que foi a campo naquele dia, só quatro jogadores ainda estão no elenco do Botafogo: Gatito, Philipe Sampaio, Patrick de Paula (que está lesionado) e Hugo – todos considerados reservas. Joel Carli segue no clube, mas como Coordenador Técnico. Daniel Borges, Kayque e Erison estão emprestados para, respectivamente, América-MG, RWD Molenbeek e São Paulo.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 X 3 BOTAFOGO

Estádio: Beira-Rio
Data-Hora: 19/06/2022 – 18h
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Rafael Traci (SC)
Renda e público: R$ 1.218.667,00 / 21.878 pagantes / 26.219 presentes
Cartões amarelos: Kaique Rocha, Moisés, Maurício, Mercado e Taison (INT); Carli, Kayque, Hugo, Gatito Fernández, Patrick de Paula e Lucas Piazon (BOT)
Cartões vermelhos: Mercado 59’/2ºT, David 62’/2ºT e Matheus Cadorini 62’/2ºT (INT); Philipe Sampaio 7’/1ºT, Luís Castro 10’/1ºT e Lucas Piazon 62’/2ºT (BOT)
Gols: Edenilson 8’/1ºT (1-0), Bustos 11’/1ºT (2-0), Vinícius Lopes 19’/1ºT (2-1), Erison 13’/2ºT (2-2) e Hugo 55’/2ºT (2-3)

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos (Matheus Cadorini 37’/2ºT), Vitão, Mercado e Moisés (Pedro Henrique 18’/2ºT); Gabriel, Edenilson, De Pena e Alan Patrick (Taison – Intervalo); Wanderson (Alemão 48’/1ºT) e David (Maurício 18’/2ºT) – Técnico: Mano Menezes.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Philipe Sampaio, Carli e Klaus; Saravia, Kayque, Patrick de Paula, Lucas Piazon e Hugo; Vinícius Lopes (Daniel Borges 42’/2ºT) e Erison (Matheus Nascimento 46’/2ºT) – Técnico: Luís Castro.

VÍDEO | Reveja os lances de Internacional 2×3 Botafogo:

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários