Caso Jeffinho: não faz sentido Botafogo perder seu melhor jogador nesses moldes; pode ser ruim para todos os lados

Jeffinho em Athletico-PR x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2022
Reprodução/TV Globo

* O início de 2023 estava calmo demais no Botafogo. O mar recuando, no entanto, apenas antecedia a tsunami que estava por vir. O empréstimo de Jeffinho ao Lyon, anunciado na tarde deste sábado (28/1), causou polêmica e foi criticado por praticamente toda a torcida.

* Jeffinho era o melhor jogador do Botafogo, uma grande promessa e com expectativa de ser a maior venda da história do clube. Jovem, driblador, habilidoso, talentoso, tinha muito a evoluir. Acabou emprestado de graça ao Lyon, clube também da Eagle Football, de John Textor.

* A negociação frustra e irrita a torcida, que estava esperançosa, diminui bastante a qualidade do elenco e deixa Luís Castro sem o maior talento da equipe, o jogador mais desequilibrante. Precisava ser assim?

https://www.youtube.com/watch?v=HhcOUq3Gypg

* Onde o Botafogo vai encontrar reposição à altura e tão rapidamente? É fácil achar pontas assim no mercado? Não é, tanto que o Botafogo tem apenas Jeffinho com essa qualidade. Os outros jogadores de lado não chegam perto.

* A torcida fica com uma impressão que o Botafogo está abastecendo o Lyon (que aparentemente precisa mais de jogadores prontos que de apostas). A Eagle Football não perde Jeffinho, mas o Botafogo sim. E isso dói no torcedor, que em anos anteriores viu com frequência jovens destaques sendo negociados.

* Para piorar, a negociação pode não ser boa nem para o próprio Jeffinho. Financeiramente ate é, vai receber salário maior em euros. Vai ter oportunidade de se desenvolver na Europa. E se não conseguir? Um exemplo está no próprio Botafogo, com Luis Henrique. Difícil um ponta brasileiro jovem, ainda longe de estar pronto, ir para o futebol europeu e atuar com frequência. Chega em nível mais baixo físico, tático e técnico. Pode acabar ficando mais no banco do que em campo, em um Lyon que atravessa dificuldades. E voltar tendo que se provar.

* No Botafogo, Jeffinho seria o principal escape, em time montado, armado e mais forte que o de 2022. Mais adaptado aos profissionais e ao nível mais alto do futebol brasileiro, tenderia a crescer, se desenvolver e até a valer mais.

* Mas não será assim. Cabe ao Botafogo se explicar, encontrar peça de reposição e reconquistar a torcida, que com razão está chateada.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por FogãoNET ★彡 Botafogo 👨🏽‍💻🔥 (@fogaonet)

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários