Na nota em que deu o posicionamento do Botafogo sobre a negociação para contratação de Rafael, o CEO Jorge Braga foi claro: o clube precisará fazer acordo para saída de jogadores.
– Adicionalmente, precisaremos tomar duras medidas internas para garantir a manutenção do compromisso orçamentário. Isso significa liberar e buscar acordos com atletas que estão fora dos planos para a sequência da temporada – escreveu Jorge Braga.
Quem seriam esses atletas? A julgar pelo elenco e pela utilização na temporada, há jogadores que claramente estão fora dos planos. A começar pelo lateral-direito Barrandeguy e o atacante Lecaros, que está retornando do empréstimo ao time de aspirantes do Avaí. Ambos têm contrato até o fim do ano.
Outro que não atuou pelo Botafogo na temporada é Diego Cavalieri. O goleiro se recuperou de lesão, mas sequer tem sido relacionado para os jogos. Contrato também até o fim do ano.
Um caso emblemático é o do lateral-esquerdo Guilherme Santos. Era titular e curinga na equipe, perdeu espaço, se lesionou e não tem mais ido para as partidas. O Botafogo ainda contratou Jonathan Silva e Carlinhos para a posição. Já os meio-campistas Kayque e Cesinha dificilmente são relacionados.
Quem também não foi relacionados nos dois últimos jogos foi Felipe Ferreira. Entretanto, o meia já disputou sete jogos na atual Série B, o que impossibilita ida para outro clube que disputa a competição. Ele contrato até o fim de 2022 com o Botafogo.
Também contratados com o aval de Marcelo Chamusca, Gilvan e Ricardinho perderam espaço no time, mas parecem importantes no elenco pela liderança e influência. Já Matheus Frizzo e Romildo têm se alternado como opções no banco de reservas. Jonathan, lateral-direito, acabou de voltar de lesão. Improvável a saída de um deles neste momento.