Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Carioca

25/04/21 às 00:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

X

Escudo Macaé
MAC

Carioca

17/04/21 às 16:00 - Maracanã

Escudo Fluminense
FLU

1

X

0

Escudo Botafogo
BOT

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

1

X

1

Escudo Botafogo
BOT

Com 23 jogadores com contrato longo, Botafogo terá de tentar acordos para fazer a limpa no elenco para 2021

159 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Carlos Neneco Rentería, volante do Botafogo em 2020
Vítor Silva/Botafogo

Não adianta mais ficar enganando o torcedor. O Botafogo vai disputar a Série B do Brasileiro em 2021. Nada faz alguém acreditar no contrário. Sendo assim, a diretoria alvinegra já deveria começar a analisar o elenco para a Série B, que será espremida no calendário por conta da pandemia. Na verdade, já deveríamos ter o tal CEO, o novo diretor de futebol, mas não temos nada. Nem quem será o treinador.

O Botafogo vai precisar fazer uma ginástica para montar o elenco para a Segunda Divisão. Sem dinheiro, terá de mapear bem o mercado, buscar jogadores que tenham se destacado no interior de São Paulo, nos clubes pequenos do Rio, na Série B e até na Série C. E ainda vai ter de saber lidar com uma herança maldita deixada pela antiga diretoria, que são os contratos longos de atletas para lá de questionáveis.

Alguns casos chegam a ser bizarros, para não dizer criminosos. Rentería, que nem vem jogando e veio como uma indicação de Paulo Autuori, tem contrato com o Botafogo até agosto de 2022 (!). Cícero, que não tem mais condições de atuar profissionalmente, tem contrato até fevereiro, mas já há um acordo que prorroga esse acordo até o fim da temporada 2021, em dezembro. Não há como explicar uma coisa dessa.

Ao todo, 23 jogadores do Botafogo têm contrato vencendo em dezembro de 2021 ou depois. Tem vínculo até o fim do ano Barrandeguy, Cesinha, Diego Cavalieri, Diego Loureiro, Eber Bessa, Gatito Fernández, Kalou, Kevin, Lecaros, Matheus Babi, Pedro Raul, Rafael Forster, Rafael Navarro, Rhuan e Warley. Você consegue contar nos dedos de uma mão quem tem condições de ajudar o clube na Série B.

Além disso, há atletas nesse grupo com salários que o orçamento do Botafogo na Segunda Divisão não permite pagar, como Diego Cavalieri, Gatito, Kalou e Forster. A diretoria terá de torcer para pintar alguma proposta para eles. E com os outros, buscar acordos com seus empresários para depois não haver uma enxurrada de processos na Justiça. Não é fácil trabalhar com tamanha falta de competência.

Renovar? Só se for os garotos da base do Botafogo…

Onze jogadores do Botafogo têm contrato acabando em fevereiro, logo após o fim do Brasileiro: Angulo, Cícero, Guilherme Santos, Helerson, Kayque, Kelvin, Lucas Campos, Luiz Otávio, Romildo, Saulo e Victor Luis. Outros acabam depois do Estadual: Gustavo Cascardo, José Welison, Bruno Nazário e Davi Araújo. Vale renovar com alguém? De repente só os garotos que vieram do sub-20, que têm salários baixos e poderiam ajudar a compor o elenco. E olhe lá.

O Botafogo terá de construir um elenco praticamente do zero e vai ter que trabalhar muito bem para brigar pelo acesso e voltar à elite em 2022, porque se não estará arriscado a sofrer como o Cruzeiro – ou até mais.

CONTRATOS LONGOS

Lecaros (12/21)
Cesinha (12/21)
Diego Cavalieri (12/21)
Diego Loureiro (12/21)
Eber Bessa (12/21)
Barrandeguy (12/21)
Kevin (12/21)
Matheus Babi (12/21)
Pedro Raul (12/21)
Rafael Forster (12/21)
Rafael Navarro (12/21)
Rhuan (12/21)
Gatito Fernández (12/21)
Kalou (12/21) * há cláusula de rescisão para o fim do Brasileiro caso seja desejo das partes
Warley (12/21)
Sousa (7/22)
Rentería (8/22)
Caio Alexandre (12/22)
Lucas Barros (12/22)
Kanu (12/22)
Matheus Nascimento (6/23)
Marcelo Benevenuto (12/23)
Ênio (12/23)

CONTRATOS CURTOS

Cícero (fev) * há renovação automática engatilhada até dezembro de 2021
Helerson (fev)
Angulo (fev)
Guilherme Santos (fev)
Kayque (fev)
Kelvin (fev)
Lucas Campos (fev)
Luiz Otávio (fev)
Romildo (fev) foi noticiada uma renovação até 2023, mas ainda não está registrada
Saulo (fev)
Victor Luis (fev)
Gustavo Cascardo (mai)
José Welison (mai)
Bruno Nazário (jun)
Davi Araújo (jun)

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários