Cruzamentos preliminares aumentam chances do Botafogo ficar no Pote 2 do sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana

47 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Cruzamentos preliminares aumentam chances do Botafogo ficar no Pote 2 do sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Twitter/Conmebol Sudamericana

A definição dos confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana-2023, que ocorreu nesta quarta-feira (21/12), aumentou as chances do Botafogo ficar no Pote 2 do sorteio da fase de grupos da competição, que será balizado pelo Ranking da Conmebol.

Isso ocorre porque dois clubes que estão à frente do Botafogo (59º) no ranking vão se enfrentar na primeira fase: o Tolima (47º) vai receber o Junior Barranquilla (26º) num dos duelos colombianos. Assim, um dos times que estão mais bem posicionados que o Glorioso vai cair.

O Botafogo é o 18º clube mais bem ranqueado classificado para a Sul-Americana e, agora, só vai para o Pote 3 se todas as equipes que disputam a primeira fase e que estão à sua frente avançarem: Peñarol, LDU, Universidad Católica, Emelec, Independiente Santa Fé, Guaraní, Deportivo Táchira, Universitario e Caracas.

São Paulo, Santos e Estudiantes, que não participam da primeira fase, já estão garantidos no Pote 1. San Lorenzo, Defensa y Justicia e Red Bull Bragantino são os outro clubes que entram direto na fase de grupos e que estão à frente do Botafogo no Ranking da Conmebol.

Botafogo no Pote 1?

Há ainda uma chance remotíssima de o Botafogo ir para o Pote 1, dos cabeças de chave. Para isso acontecer, no entanto, TODOS os times mais bem ranqueados que o Glorioso precisariam ser eliminados na primeira fase.

Nesse caso – que, convenhamos, é quase impossível de acontecer – o Botafogo ficaria no Pote 1 ao lado de São Paulo, Santos, Estudiantes, San Lorenzo, Defensa y Justicia, Red Bull Bragantino e do vencedor de Tolima x Junior Barranquilla.

É importante observar que a fase de grupos da Sul-Americana também contará com quatro times eliminados na terceire fase preliminar da Libertadores. Essas equipes ficarão no Pote 4 – dos piores ranqueados – e podem cair no mesmo grupo de outro time do mesmo país.

Confira os jogos da primeira fase da Copa Sul-Americana-2023:

Guabirá (BOL) x Oriente Petrolero (BOL)
Blooming (BOL) x Atlético Palmaflor (BOL)
Cobresal (CHI) x Palestino (CHI)
Audax Italiano (CHI) x U. Católica (CHI)
Tolima (COL) x Junior Barranquilla (COL)
Águilas Doradas (COL) x I. Santa Fé (COL)
LDU (EQU) x Delfín (EQU)
Emelec (EQU) x Deportivo Cuenca (EQU)
Guaraní (PAR) x Sportivo Ameliano (PAR)
Tacuary (PAR) x General Caballero (PAR)
U. César Vallejo (PER) x D. Binacional (PER)
Universitario (PER) x Cienciano (PER)
Defensor (URU) x Danubio (URU)
River Plate (URU) x Peñarol (URU)
Caracas (VEN) x A. Puerto Cabello (VEN)
E. de Mérida (VEN) x Deportivo Táchira (VEN)

*Times à esquerda disputam em casa o confronto (jogo único)

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas