O Botafogo tornou-se um derrubador de escritas no Campeonato Brasileiro de 2022, mesmo com uma campanha para lá de irregular até aqui. E precisará quebrar mais um tabu nesta quarta-feira (28), quando visita o Goiás, na Serrinha. O Glorioso não derrota o clube goiano fora de casa há 13 anos.
A última vitória do Botafogo sobre o Goiás como visitante foi no Campeonato Brasileiro de 2009. Na ocasião, o Glorioso venceu no Serra Dourada por 3 a 1, com gols de Jobson, Victor Simões e André Lima (veja os lances abaixo). Desde então, foram seis jogos, com cinco vitórias goianas e um empate.
Séries quebradas
Mesmo com uma campanha claudicante, o Botafogo quebrou diversas escritas em 2022. Talvez a mais importante delas foi sobre o maior rival. Ao vencer o Flamengo por 1 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília, o Glorioso encerrou uma sequência de oito jogos sem derrotar o time rubro-negro, considerando todas as competições.
Além disso, o Botafogo encerrou séries invictas de adversários, entre eles 16 jogos do Internacional (com a vitória épica no Beira-Rio por 3 a 2), 15 partidas do São Paulo (triunfo alvinegro por 1 a 0 no Nilton Santos) e uma sequência de cinco vitórias consecutivas do Fortaleza no Brasileirão (até a vitória do Fogão na Arena Castelão por 3 a 1, no início de setembro).
Em tempo, o Goiás, adversário desta quarta-feira, não perde há seis jogos…
*Reportagem com base nas lembranças do perfil Fogostats, no Twitter