Não foi só o Botafogo que foi mal no Estadual. Dos 20 clubes que começam a disputar a Série B a partir desta sexta-feira, oito sequer chegaram às semifinais para terminar entre os quatro primeiros, por exemplo. Outros importantes clubes que vão jogar a Segundona também decepcionaram na primeira parte da temporada.
Rebaixados ano passado, Botafogo e Vasco foram eliminados do Campeonato Carioca, ficando atrás de Volta Redonda e Portuguesa, e tiveram de se contentar com a Taça Rio, uma espécie de torneio consolação para definir o quinto lugar. O Vasco acabou levando a melhor nos pênaltis.
Outros dois rebaixados no Brasileirão de 2020 também não foram nada bem nos Estaduais-2021. O Coritiba terminou apenas na 9ª colocação e conseguiu ser eliminado no Campeonato Paranaense, que classifica os oito primeiros para as quartas de final. Por lá, o torneio ainda nem terminou.
Já o Goiás também acabou sendo eliminado de forma precoce no Campeonato Goiano, mas “deu azar” no chaveamento e foi eliminado nas quartas de final pelo Atlético-GO, único clube do estado na elite. O Vila Nova foi à final, mas também decepcionou seus torcedores ao perder para o modesto Grêmio Anápolis, que nunca havia sido campeão.
Outros clubes da Série B que também não foram bem nos Estaduais foram o Brasil de Pelotas, apenas o 9º colocado no Campeonato Gaúcho; Ponte Preta, eliminada na fase de grupos do paulista e vice-campeã do Troféu do Interior; Confiança, eliminado pelo rival Sergipe nas semifinais do Sergipano; Remo, que caiu para a Tuna Luso nas semifinais do Parazão; e o Vitória, eliminado na primeira fase do Baiano, em quinto lugar.
Apenas quatro dos 20 clubes da Segundona soltaram o grito de “é campeão” em seus estados: Avaí (campeão em cima da Chapecoense nesta quarta-feira), CSA (em cima do rival CRB, que também disputa a Série B), Náutico (sobre o rival Sport nos pênaltis) e Sampaio Corrêa (contra seu principal rival, Moto Club).
O desempenho dos clubes da Série B nos Estaduais-2021:
Avaí – CAMPEÃO em cima da Chapecoense
BOTAFOGO – Eliminado em 7º lugar, terminou em 6º com o vice da Taça Rio
Brasil-RS – Eliminado na primeira fase em 9º lugar
Brusque – Eliminado nas semifinais pelo Avaí
CRB – Vice-campeão nos pênaltis para o CSA
CSA – CAMPEÃO nos pênaltis em cima do CRB
Confiança – Eliminado nas semifinais pelo Sergipe
Coritiba – Eliminado na primeira fase em 9º lugar
Cruzeiro – Eliminado nas semifinais pelo América-MG
Goiás – Eliminado nas quartas de final pelo Atlético-GO
Guarani – Eliminado nas quartas de final pelo Mirassol
Londrina – Vai enfrentar o Operário-PR nas semifinais
Náutico – CAMPEÃO sobre o Sport nos pênaltis
Operário-PR – Vai enfrentar o Londrina nas semifinais
Ponte Preta – Eliminado na primeira fase, vice-campeã do Troféu do Interior
Remo – Eliminado na semifinal pela Tuna Luso
Sampaio Corrêa – CAMPEÃO sobre o Moto Club
Vasco – Eliminado em 5º lugar, campeão da Taça Rio nos pênaltis
Vila Nova – Vice-campeão nos pênaltis para Grêmio Anápolis
Vitória – Eliminado na primeira fase em 5º lugar