Que o regulamento do Campeonato Carioca é confuso muitos já sabem. Mas desta vez a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se superou. Infringindo o artigo 57 do regulamento, a entidade mudou a tabela da última rodada e fez com que o Botafogo possa entrar em campo no domingo contra o Fluminense já eliminado na Taça Guanabara.

Diz o artigo 57: “Todos os jogos da última rodada dos grupos A e B da Taça Guanabara e da Taça Rio, além da última rodada dos Grupos X e Z, deverão, preferencialmente, acontecer em horários simultâneos, exceto os jogos que não estiverem relacionados com situações de classificação, descenso e qualificação para semifinais do campeonato.”

Pois bem. Com a vitória do Flamengo sobre o Resende nesta segunda-feira, no Maracanã, o Botafogo caiu para a terceira posição no Grupo A, com nove pontos. Boavista e Flamengo lideram a chave, com 10 (a equipe de Bacaxá tem saldo de gols melhor). Todos deveriam jogar no domingo, às 16h. Mas tanto Fla como Boavista tiveram seus jogos antecipados para sábado.

As alterações só ocorreram no último domingo, antes mesmo do clássico Botafogo 1×0 Vasco. Flamengo x Madureira (que já estava marcado para sábado, no Maracanã, mas às 16h) e Boavista x Volta Redonda (que seria no domingo às 16h) serão no sábado às 18h. Segundo consta na “Informação de Modificação de Tabela”, o motivo foi: “Ajuste em função de definições de vagas e solicitação da dentedora (sic) dos direitos de imagem.” Detalhe: o Flamengo não tem seus jogos televisionados.

Na prática, o Botafogo vai jogar no domingo contra o Fluminense, no Maracanã, podendo já estar eliminado, caso Boavista e Flamengo vençam na véspera. Mais do que isso: o Fluminense pode entrar em campo no domingo já classificado – caso o Madureira perca para o Flamengo -, restando apenas decidir se será primeiro ou segundo colocado de sua chave – o Tricolor divide a liderança do Grupo B com o Volta Redonda, com 12 pontos.

A solução seria colocar Fluminense x Botafogo também para sábado às 18h, mas aí haveria problema de campo, já que Flamengo x Madureira também está marcado para o Maracanã. O Clássico Vovô no domingo será transmitido pela TV Globo e é o único jogo que vale alguma coisa, já que em Portuguesa x Vasco e Cabofriense x Resende todos já estão matematicamente eliminados.

Mais um absurdo: Flamengo só joga no Maracanã

Fora essa questão absurda da tabela, outro fato bisonho é o Flamengo atuar exclusivamente no Maracanã. A equipe rubro-negra vai jogar lá todas as seis rodadas – enfrentou Macaé e Resende, como visitante, neste palco, ao invés de jogar em estádios mais acanhados como em Bacaxá ou Volta Redonda. Algo que não acontece com as demais equipes de maior investimento.

Configura-se claramente inversão do mando de campo, conforme consta no § 3º do Art. 14 inciso V do Regulamento Geral de Competições da Ferj: “Não será permitida mudança de jogo que altere a sequência das rodadas, exceto por motivo de força maior ou a critério da FERJ, não sendo permitida a inversão do mando de campo, salvo se por determinação e a critério da FERJ”.

Para “burlar” esse item do regulamento, a própria Ferj emitiu uma resolução da diretoria pouco antes do início do Campeonato Carioca designando o Maracanã como “campo neutro”. Depois perguntam porque nosso Estadual está cada vez mais desprestigiado…

Fonte: Redação FogãoNET