Mbappé fez o gol do título da França na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha, neste domingo, na Liga das Nações. E mostrou ao mundo – e à arbitragem brasileira – como funciona a lei do impedimento, que no Brasil falhou de forma grotesca recentemente prejudicando o Botafogo.
Na jogada decisiva da França, Mbappé está em posição de impedimento antes do passe, mas uma ação errada do defensor Eric García, que ataca a bola para tentar o corte e não consegue, deixa o craque em condição. Assim sai o gol do título.
Lembra algum gol? Pois é. Contra o Vitória, já nos acréscimos do empate em 0 a 0, Luís Oyama finaliza, o defensor do time baiano tenta cortar e não consegue, Rafael Moura aproveita e manda para a rede. Havia dúvida até sobre a posição do centroavante – aparentemente legal -, mas o VAR não funcionou para traçar as linhas e o gol foi anulado, sem considerar o erro técnico do defensor.
Em suma, o Botafogo foi prejudicado e poderia estar em situação confortável na Série B. Já a França, se dependesse da arbitragem brasileira, não teia vencido a Espanha por 2 a 1.
Compare os lances nos vídeos abaixo:
QUE NERVOSISMO, HEIN, MBAPPÉ?! 😅 GOLAÇO! 🔥 O TÍTULO VAI INDO PRA FRANÇA! pic.twitter.com/zfTb799emY
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) October 10, 2021
POLÊMICA, HEIN! Corre para o #ÚltimoLance agora na @tntbr para ouvir nossos comentaristas sobre o gol do título da UEFA Nations League da França! Concorda com o @vitorsergio? #NationsNaTNTSports pic.twitter.com/jKjLEuu8re
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) October 10, 2021
A pergunta que não quer calar:
Esta rebatida do zagueiro do Vitória não pode ser considerada um ERRO TÉCNICO? pic.twitter.com/9lKaT0iEUS
— Museu do Fogão 🔥 (@MuseuBFR) September 30, 2021
No lance do gol anulado, o jogador do Sport tenta tirar a bola, q sobra para o Rafael Moura fazer o gol; ao tentar tirar a bola, ele tira o impedimento do Rafael. Gol deveria ter sido validado
— Frente Alvinegra (@FrenteAlvinegra) September 30, 2021