* Seu sentimento com futebol também mudou em 2024? Graças ao Botafogo, saíram a pressão, a ansiedade, o peso, a tensão. Hoje é possível ver de forma mais leve e desfrutar de um Glorioso que está no Super Mundial de Clubes, que começa neste sábado.
* O ano de 2023 foi mágico até certo ponto, foi espetacular ver a arrancada, as festas no Estádio Nilton Santos, a alegria do Botafogo, até tudo degringolar. O que era para ser comemoração virou um dos maiores traumas da história do futebol, que só quem viveu sabe. Eram tristeza, raiva e frustração misturados.
* Em 2024, quando era difícil se imaginar um ano positivo, o Botafogo deu a maior das voltas por cima. Terminou campeão brasileiro e da Libertadores. Proporcionou jogos inesquecíveis, emoção, festa, choro de alegria e dois títulos incríveis. Um 30 de novembro de 2024 inesquecível.
* A sensação passou a ser de “zeramos o game”, de “barriga cheia”, de “conseguimos”. Escalamos a montanha até o topo. Era o que sempre queríamos, que parecia muito distante, que talvez nunca chegasse. E chegou.
* O botafoguense sabe ser grato, cultuar o clube, seus ídolos, sua história, sua memória. Não trata-se de baixar a guarda, de esmorecer, de se conformar ou se contentar facilmente. Mas é uma vontade de reviver novamente aquele dias históricos, talvez por este motivos os títulos do Botafogo são épicos, como o de 1989, o 1995, o de 2010 e os de 2024. Outras conquistas virão, tomara que outras Libertadores, mas o primeiro ficará marcado para sempre. 2024 ficará marcado para sempre.
* O Botafogo chegou ao fundo do poço com o rebaixamento em 2020, em 2021 chegou a estar mais perto da Série C que do acesso. Terminou campeão da Série B, virou SAF, passou a ter John Textor, voltou à Libertadores, foi campeão, quebrou jejum de 29 anos no Campeonato Brasileiro. Está no Super Mundial de Clubes. Do inferno ao céu em cinco anos. Quem poderia imaginar? Nem o botafoguense mais otimista.
* Leve, feliz e confiante, o Botafogo entra na Copa do Mundo de Clubes como atual campeão da Libertadores. O que vai ser da competição? Sinceramente, não sabemos. É difícil? É. Mas o botafoguense quer na verdade é viver ao máximo este Botafogo. Sem carregar nos ombros o peso de anos da frustração, e sim a alegria de 2024, desfrutemos.
* Para fechar e já entrar no clima, vale ver o vídeo da “Quadro”, que foi exibido esta semana pela Botafogo TV. Uma das melhores produções sobre a Libertadores de 2024. Impossível não se emocionar.









