Opinião: pode ter erro da torcida do Botafogo, mas o de Enderson é muito maior e injustificável; torcedor é soberano

173 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Enderson Moreira discute com torcedores - Botafogo x Avaí
Reprodução/Premiere

* Pode sim ter havido erro da torcida na cobrança e na pressão ao Botafogo na derrota por 2 a 1 para o Avaí, neste sábado, pela Série B, no Estádio Nilton Santos. Mas nada justifica a reação intempestiva e raivosa de Enderson Moreira.

* Por que pode ter havido erro da torcida? Em primeiro lugar, o torcedor é soberano. Ele paga o ingresso (mais o teste de Covid agora), sofre há anos e vê seu time disputando uma Série B. Tem todo o direito de cobrar, de se irritar e de se manifestar. Estádio é para isso, futebol é assim, desde que sem violência. Contudo, poderia ser relevado o momento, a dificuldade do clube, o momento do time e a dureza do jogo. De fato, seria melhor se os botafoguenses apoiassem do início ao fim, para depois cobrar ou fazer pressão, se fosse o caso.

* Por outro lado, não é Enderson Moreira quem deve definir isso. Ele é treinador, pago para comandar o time, encontrar soluções e conquistar vitórias. Todo técnico no futebol brasileiro é cobrado, seja de qual clube for. Assim como toda equipe é cobrada. Com anos de experiência no futebol, Enderson já deveria ter aprendido a “relevar” críticas e focar no jogo.

* Enderson Moreira deveria pedir desculpas ao final da partida. Ao discutir com os torcedores presentes, compra briga com a torcida em geral. Precisa disso? Aumenta a carga de pressão, o nervosismo e a cobrança. Era hora de fazer um mea-culpa (mesmo que fosse teatral). Entretanto, optou por manter seu discurso firme e desabafo. Outro erro.

* No mais, é preciso discutir a política de preços do Botafogo. Nos dois jogos com público, foram menos de mil torcedores em cada. No primeiro, a entrada estava cara. No segundo, o valor dos testes de Covid-19. Se o clube quer torcida junto e a favor, para subir para a Série A e elevar seu orçamento, era hora de investir nisso, em chamar o torcedor. Ficou no meio caminho. Se é para ser assim, nem precisava abrir o setor Oeste Inferior, o que evitaria a confusão e a discussão de Enderson Moreira.

Veja vídeo com o desabafo de Enderson Moreira após discutir com torcedores do Botafogo:

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas