Pitacos: adaptável, Luís Castro é o grande nome do Botafogo no início da temporada de 2023

93 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Luís Castro em Fluminense x Botafogo | Campeonato Carioca 2023
Vítor Silva/Botafogo

* Se tem um nome que merece mais destaque no Botafogo no início de 2023, esse é Luís Castro. O treinador português tem mostrado alto poder de adaptação, resiliência e paciência.

* Sempre direto e franco, o técnico chamou atenção no ano passado por críticas à estrutura e até ao time em determinados momentos. Poderia começar 2023 reclamando, pois tem motivos, mas tem preferido trabalhar e vencer cada obstáculo.

* Castro terminou o ano pedindo seis reforços de alto nível, não recebeu. Não houve grandes avanços em estrutura. A pré-temporada estava prevista para os Estados Unidos, teve que ser alterada. E ainda teve o empréstimo de Jeffinho para o Lyon. Sem contar os desfalques por lesão.

* O português tem diversos argumentos que poderia utilizar no início da temporada. Mas, longe disso, está é aproveitando para dar oportunidade a todo o elenco, ritmo aos jogadores e entrosamento aos reforços.

* O Botafogo tem uma estrutura e uma cara, como ficou claro na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã. Ainda sem o brilho ofensivo, que deve vir apenas após a chegada de reforços, o time tem consistência defensiva e padrão, além de competir. Defende-se bem e não tem vergonha de fazer faltas quando necessário, para evitar transições adversárias.

* Contra o Fluminense, era normal o adversário ter mais a posse de bola, por característica própria. Mas novamente o rival teve dificuldade em entrar na defesa do Botafogo, tendo sua grande chance no pênalti defendido pelo ótimo Lucas Perri.

* Já o Botafogo marcou mais atrás e esperou os momentos certos de sair, criando poucas mas boas chances. O prêmio veio no excelente lançamento de canhota de Tchê Tchê para a alta velocidade e a finalização precisa de Victor Sá.

* Luís Castro, que deu ótima entrevista coletiva, vem mudando o time e fazendo uma espécie de pré-temporada durante o Campeonato Carioca. Um início de ano promissor.

* Contudo, é sempre importante ressaltar, que são necessários reforços. Sobretudo após a saída de Jeffinho. O time é unido, coeso, focado, mas vai precisar de maior qualidade técnica individual para o decorrer da longa temporada.

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas