Pitacos: apesar de críticas, Erison está retomando confiança no Botafogo e já mostrou que apostar nele vale a pena

45 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Pitacos: apesar de críticas, Erison está retomando confiança no Botafogo e já mostrou que apostar nele vale a pena
Vitor Silva/Botafogo

* Erison tem sido criticado por alguns torcedores do Botafogo por decisões erradas nos últimos jogos, pela cabeça baixa e por certo individualismo. Em parte, há razão nas reclamações. Mas é preciso fazer algumas ponderações.

* A começar por Erison ter apenas 23 anos e estar disputando sua primeira Série A de Campeonato Brasileiro. É natural que ainda esteja em processo de evolução e aprendizado, tem que ser lapidado para poder jogar melhor.

* Outra consideração é que o jogo dele é muito físico. Depende de estar bem condicionado e confiante. Nos últimos jogos, está recuperando essa confiança. A lesão que teve, e o fez atuar no sacrifício, prejudicou por um tempo. Aos poucos, vai chegar no 100%.

* El Toro é também mais visado pelos adversários. O que apanhou contra o Ceará não está no gibi. Os zagueiros sabem que ele é forte e gosta do contato físico, então batem só, algumas vezes de forma desleal, no tornozelo ou nas costas.

* Erison também precisa se moldar ao novo estilo do Botafogo. Claramente, o jogo reativo é melhor para ele, por ter mais espaço para atacar, ganhar duelos com os adversários e atuar em direção ao gol. Com um time mais de posse de bola e controle, o centroavante tem que ser mais inteligente, fazer tabelas e esperar o momento da definição. É diferente do que estava acostumado.

* O próprio lance que gerou críticas a Erison no empate com o Ceará é simbólico. Mostra virtudes, de roubar a bola, ganhar na força do zagueiro e progredir, mas também defeitos, como não conseguir girar o corpo e dar o passe para o outro lado. Não era tão fácil, mas era possível, dependia de mais percepção por parte ou de um jogo coletivo mais treinado e com ataques ensaiados.

* Por que vale a pena apostar em Erison? Porque ele já deu boas provas durante a temporada de que pode ser importante. A começar por ter feito gols decisivos em clássicos contra os três rivais (Flamengo, Fluminense e Vasco). Já no Campeonato Brasileiro, nos jogos em que Erison marcou gol (contra Ceará, Fortaleza, Flamengo, América-MG, Internacional e Athletico-PR), o Botafogo conquistou 16 pontos.

* Enquanto não contrata outro centroavante – e até depois de contratar -, Erison seguirá sendo importante. Seus gols valem pontos e são fundamentais na campanha do Botafogo no atual Campeonato Brasileiro.

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas