Pitacos: Botafogo aprende na marra que contratar um treinador é caro, mas ficar sem é mais caro ainda; erro bizarro em escalar Lucas Halter

Carlos Leiria em Botafogo x Flamengo | Supercopa do Brasil 2025
Reprodução/Premiere

* Contratar um treinador hoje em dia é caro. Ainda mais nos moldes que o Botafogo parece querer, de técnico europeu, vitorioso e em alta. Especula-se que Artur Jorge queria R$ 3 milhões por mês (salário que terá no Al-Rayyan). Até aí, é a realidade do futebol. Até porque mais caro ainda é ficar sem treinador.

* O Botafogo já poderia ter aprendido a lição em 2023. Após a saída de Bruno Lage, que teve passagem ruim, o time foi de Lucio Flavio e, posteriormente, de Tiago Nunes. Deu tudo errado. Ficou muito claro a importância de ter um técnico. Mais ainda quando Artur Jorge chegou, transformou a mentalidade do elenco, adotou estilo ofensivo e foi campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

* É preocupante o Botafogo começar a temporada com Carlos Leiria. Não há trabalhos anteriores que validem a aposta. Pelo contrário. Até no Resende e no sub-20 alvinegro os desempenhos foram ruins. No sub-23, perdeu uma final de Campeonato Brasileiro de Aspirantes por 5 a 0 para o Red Bull Bragantino.

* E, se não há treinador, também não há comissão técnica. Não há um preparador físico titular. Como se faz uma pré-temporada sem preparador físico e sem técnico? Ainda que o período seja de preparação, o que leva a crer que o time está sendo bem preparado?

* O Botafogo hoje tem jogadores em, pelo menos, três estágios físicos diferentes. O time alternativo está mais avançado fisicamente (mas é mediano tecnicamente), o time principal está distante de suas melhores condições e ainda há jogadores que estão “mais para trás” (como Savarino, Bastos e Artur, por conta da data de apresentação de cada um).

* É a forma de pensar de John Textor, que o ano só começa com o Campeonato Brasileiro, no fim de março. Gostemos ou não, ainda mais com Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana em fevereiro. O que preocupa é o que time tem que estar pronto e bem fisicamente, com treinador e reforços, para esse “início da temporada” dele, de março. Então, já está a hora de estar inteiro para se preparar.

* Em mais um de seus erros, Carlos Leiria escalou Lucas Halter como titular na Supercopa, contra o Flamengo. A resposta do zagueiro foi falhar nos três gols do adversário. Dava para esperar algo diferente? O Botafogo perdeu três jogos na Libertadores de 2024, Halter foi titular em dois deles. O Botafogo perdeu cinco jogos no Brasileiro de 2024, Halter foi titular em quatro deles (e entrou no intervalo em outro). Artur Jorge já vinha improvisando Danilo Barbosa ou Marçal na defesa quando precisava de um zagueiro.

* Para piorar, Lucas Halter está em reta final de negociação com o Vitória e é aguardado em Salvador nesta semana. Como levar a crer que estaria 100% focado e motivado e que teria boa atuação diante do Flamengo? O Botafogo apostou errado, correu o risco e pagou o preço. E ainda fica alguma chance, mesmo que aparentemente remota, de o Vitória desistir da contratação…

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários