Pitacos: Botafogo começa a ganhar cara e opções em boa hora; Júnior Santos vai ser bastante útil

Pitacos: Botafogo começa a ganhar cara e opções em boa hora; Júnior Santos vai ser bastante útil
Vitor Silva/Botafogo

* A atuação do Botafogo na vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga-RS no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil não foi um primor, mas deu indicativo de evolução. Pareceu ser um time no estágio que se esperava há um ou dois meses, começando a ganhar forma.

* Talvez pela influência da cara de pré-temporada ou da pouca relevância do Campeonato Carioca, o Botafogo se arrastou nos meses iniciais do ano. Não era um time tão ruim quanto se pintava, claramente podia render melhor. Será que a chave virou?

* Ainda é preciso dizer que o Botafogo está longe das principais forças do país e que terá dificuldades no Campeonato Brasileiro. Também é necessário ressaltar Audax e Ypiranga são adversários mais frágeis. Em que pese o time gaúcho ter começado bem a temporada, o desmonte após o Campeonato Gaúcho certamente influencia. Assim como fez diferença o gol de Eduardo logo no início.

* O que dá esperança no Botafogo é que o time está ganhando opções. Há o crescimento claro de Gustavo Sauer e Luis Henrique, evolução de Rafael, Danilo Barbosa e Raí, entre outros, consolidação de pilares como Lucas Perri, Victor Cuesta, Marçal, Eduardo e Tiquinho Soares. E o reforço de Júnior Santos.

* O atacante desperta opiniões distintas na torcida, mas mostrou já no primeiro jogo que vai ser bastante útil durante a temporada. Pela atuação, parece nem ter saído do Botafogo, uma vez que já está entrosado com o elenco e com confiança para arriscar suas jogadas, como arrancadas e pedaladas.

* Por que Júnior Santos será útil? Porque tem características diferentes das dos atacante do atual elenco. Gosta do espaço longo, da velocidade, é incisivo, usa a força. Falta o refino técnico, que tenta compensar com a enorme disposição que tem.

* Tem que haver preocupação ainda por alguns fatores. Um deles é que o sistema defensivo não está ajustado e a linha alta é um convite aos adversários. Outro é a indefinição na lateral direita, em que ninguém se firma. Outro está na dupla de volantes. Outro está na falta de reposição à altura em diversas posições.

* O nível de competição terá que ser elevado para o Campeonato Brasileiro, a começar pelo jogo com o São Paulo, o primeiro na grama sintética do Estádio Nilton Santos. Missão para Luís Castro, que se mostra confiante na evolução do Botafogo, mas precisará provar na prática.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários