* Um ano tumultuado e confuso terminou com uma sensação boa, de esperança para 2026. O clima no Estádio Nilton Santos na vitória do Botafogo por 4 a 2 sobre o Fortaleza, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, foi leve, de alegria e paz, como quase não se viu na temporada. Ainda que a vaga na fase de grupos da Libertadores dependa de Cruzeiro ou Fluminense ser campeão da Copa do Brasil.
* O Botafogo, enfim, encontrou alguma estabilidade. O técnico Davide Ancelotti já conhece o elenco e o futebol brasileiro, melhorou o time na reta final, potencializou alguns jogadores, passou a acertar substituições. Atletas cresceram de produção e se encontraram, passado o tempo de adaptação.
* A sensação é que esse time, que tem jogadores importantes lesionados (Neto, Alexander Barboza, Bastos, Kaio Pantaleão, Danilo, Savarino etc), se for reforçado pontualmente, pode encaixar para o ano que vem.
* Davide, no fim das contas, deve mesmo permanecer. Faz sentido porque o Botafogo precisa de estabilidade. Ele demorou quase seis meses para se acertar, se adaptar e entender o contexto. E é um cara bem inteligente. Será que é hora de arriscar a troca? Pode chegar outro pior ou que tenha que perder tempo até se adequar à realidade. Como pode chegar um melhor, mas aí dependeria de acertar em uma aposta ou pagar salário alto.
* O que Davide precisa melhorar? Possivelmente, o perfil de liderança. É honesto, inteligente, se preocupa com o lado pessoal. Falta um pouco mais de energia. E o que também precisa ser resolvido é a questão da preparação física, que teve problemas com Luca Guerra.
* A vitória por 4 a 2 sobre o Fortaleza mostrou pontos do Botafogo que foram constantes durante todo o ano. Como um ataque móvel e que produz bastante, como a qualidade de jovens, como a importância das referências (como Marçal, Alex Telles e Marlon Freitas) e como a dificuldade em controlar jogos. É o time do joga e deixa jogar.
* O que traz otimismo também para 2025 é o crescimento de jovens. Na reta final, o Botafogo usou Álvaro Montoro, Jordan Barrera, Kadir, Kauan Toledo etc. Uma garotada chegando com energia.
* Se com o clube em ebulição, lesões, desfalques, em adaptação, sem poder escolher o elenco ou reforços, Davide fez um trabalho honesto, de sexto lugar, o que pode acontecer com mais opções? Faltaram goleiro, zagueiro pela direita, primeiro volante, ponta e centroavante.
* Estabilidade com Davide Ancelotti e estabilidade na SAF, com John Textor, é o que o Botafogo precisa. Que o processo siga sendo de evolução, sem tantas reformulações ou movimentos bruscos, para que o clube possa ter paz e resultados em 2026.









