Pitacos: Botafogo faz sua melhor campanha na história do Brasileiro de pontos corridos terminar com gosto amargo

Elenco em Botafogo x Cruzeiro | Campeonato Brasileiro 2023
Reprodução/Premiere

* A ironia do destino é o Botafogo fazer em 2023 sua melhor campanha na história do Campeonato Brasileiro e não ter motivos para comemorar. Com 64 pontos, o Alvinegro já superou os 61 de 2013, mas o fim da temporada é menos positivo que aquele.

* Em 2013, o Botafogo ficou na quarta posição com os 61 pontos. Na época, valeu vaga na pré-Libertadores – com o detalhe de ter que ter secado a Ponte Preta na final da Copa Sul-Americana contra o Lanús. Em 2023, a pontuação atual, atingida com o chocho empate em 0 a 0 com o Cruzeiro em jogo que nem vale análise, está significando a quinta colocação e classificação novamente para as primeiras fases.

* O pior é que, na última rodada, há plenas condições de três adversários que estão acima despedirçarem pontos. O Atlético-MG joga com o desesperado Bahia em Salvador, o Flamengo vai até o Morumbi enfrentar o São Paulo e o Grêmio pega o Fluminense no Maracanã. Se qualquer um deles empatar e o Botafogo vencer, o Glorioso vai direto para a fase de grupos.

* A questão é: esse Botafogo atual é capaz de ganhar um jogo? Não tem sido. E vai enfrentar o Internacional no Beira-Rio. Difícil imaginar uma reviravolta positiva para o time que proporcionou a pior reviravolta negativa da história do Brasileirão.

* O cavalo passou selado. Estava ali, à sua frente, sem ninguém por perto, era só aproveitar a oportunidade. Chance esta que sabe-se lá quando vai se repetir. E o Botafogo desperdiçou.

* Faltou, entre tantas coisas, uma leitura melhor do cenário. Era um ano em que os rivais patinavam e se dividiam entre competições, o Botafogo estava soberano e bastava alcançar a linha de chegada antes dos outros. Refugou. Ao não se reforçar, acreditou que bastaria este grupo atual para ser campeão. Mas tem um porém.

* Com todo respeito ao que fizeram estes jogadores, com a liderança por 31 rodadas e recorde no primeiro turno, este Botafogo fraquejou em momentos decisivos desde a formação do elenco. Foi na eliminação na Copa do Brasil para o América-MG em 2022, foi em não conquistar vaga na Libertadores via Brasileiro 2022 muita pelas derrotas para Cuiabá e Athetico-PR na reta final, foi na campanha ruim no Campeonato Carioca de 2023, foi na queda para o Athletico-PR na Copa do Brasil 2023, foi na eliminação na Copa Sul-Americana em 2023 para o Defensa y Justicia (ARG).

* O time atual é sem lastro de títulos e sem a consistência de se provar na hora H. Era mesmo para apostar que seria o suficiente para ser campeão? Ainda mais sem treinador que faça a diferença – Bruno Lage e Lucio Flavio não conseguiram, Tiago Nunes ainda precisa de mais tempo. É bem diferente de o Palmeiras apostar em seu elenco, que ganhou tudo recentemente. E vai levar o Brasileirão.

* Independentemente do que acontecer na última rodada, o que o Botafogo mais precisa é se restabelecer psicologicamente. Sair do atoleiro em que ele mesmo se enfiou. O elenco necessita de alguma reformulação, em maior ou menos escala, dependendo da avaliação interna. Mas é certo que há um clima de fim de ciclo para alguns jogadores e que vão precisar chegar reforços para serem titulares, para trazerem uma nova esperança, para darem uma renovada. E que venham também novos líderes, porque os atuais afundaram sem qualquer resistência na hora que mais se esperava deles.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários