* Lembrar 2023 nunca é uma tarefa simples, mas às vezes se faz necessário. Sabe quantos pontos o Botafogo tinha na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023? Eram 52. Em 2024, são 50. Campanha quase igual e que mostra que o Glorioso tem feito algo incrível.
* Ainda que se ressalte que naquela altura os concorrentes tinham menos pontos (Red Bull Bragantino 45 pontos, Palmeiras e Flamengo 44), é importante destacar que o viés do Botafogo é de alta. Em 2023, a 25ª rodada foi a última com Bruno Lage, empate em 1 a 1 com o Goiás, o time já desgastado e sem condições de criar fatos novos.
* Em 2024, o Botafogo tem 50 pontos, um ótimo elenco, levou a melhor sobre os concorrentes Fortaleza, Flamengo e Palmeiras, tem grandes reforços chegando (Vitinho e Adryelson) e ainda tem a possibilidade de ter o retorno de lesionados (como Júnior Santos, Jeffinho e Eduardo). É um cenário bem mais promissor.
* A ressalva necessária é que os candidatos são mais fortes também. Flamengo e Palmeiras devem vir firme na reta final, e ainda tem a surpresa Fortaleza. O que anima é bom nível de futebol apresentado pelo Botafogo.
* Contra o Fortaleza, no Nilton Santos, ficou claro mais uma vez. Vitória por 2 a 0 sem levar sustos. O maior risco era o jogo terminar 0 a 0, caso o Botafogo não conseguisse superar a defesa adversária.
* Foi uma atuação sólida, consistente e vistosa. O primeiro gol até demorou a sair. Foram diversas jogadas perigosas com Luiz Henrique, uma chance perdida por Igor Jesus, um gol anulado. Até o que jogo se destravou quando Alexander Barboza fez ótimo lançamento e o centroavante marcou em bonito chute cruzado. O Fortaleza não mostrou força para empatar e ainda levou mais um no fim.
* No jogo, dois episódios mostraram o alto nível de exigência de Artur Jorge. Sem melindre ou crise, cobra concentração, intensidade e dedicação o tempo todo. Aparentou ficar bastante irritado quando Luiz Henrique desistiu de uma jogada por achar que o zagueiro iria afastar para longe, na hora chamou seus auxiliares e providenciou alteração. Ficou bravo quando Bastos, que fez grande jogo, errou feio na saída de bola e quase gerou o empate do Fortaleza.
* Se o técnico cobra assim na beira do campo, imagina nos treinamentos? Vale destacar também a leitura de jogo de Artur Jorge. Não teve medo de colocar o Botafogo para atacar, de ter zaga (com auxílio de Gregore) quase no mano a mano contra adversários velozes, mexeu bem com Tchê Tchê na lateral e pôs dois centroavantes quando poucos fariam.
* O natural, até por Igor Jesus não estar tão inspirado até então, era Tiquinho Soares no lugar dele. O treinador optou pelos dois juntos, o que confundiu a defesa adversário e criou o espaço aproveitado por Igor para abrir o placar logo após a substituição.
* Artur Jorge é o comandante de um Botafogo ofensivo, agressivo, que joga para a frente, que se defende bem quando necessário, que é intenso. Que é líder e o melhor futebol do Brasil hoje. Desfrutemos.