* Com a vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, o Botafogo chegou a 21 pontos no Campeonato Brasileiro de 2023. Sabe em qual rodada o time alvinegro tinha essa pontuação no ano passado? Na 18ª, quase virada do turno. É verdade que atingiu 21 pontos na 15ª, ao vencer o Red Bull Bragantino, depois perdeu três jogos, mas ainda assim nem se compara à campanha atual.
* Para se ter uma ideia, com 21 pontos em oito jogos, o Botafogo precisa de cerca de 35 pontos em 30 partidas para se classificar à Libertadores. A pontuação de campeão varia mais, no ano passado o Palmeiras chegou a 81. Faltariam mais 60 ao Glorioso.
* Outro bom exemplo é que enquanto o Botafogo precisa de 35 pontos para uma vaga na Libertadores, o Vasco tem que conquistar 39 para chegar aos 45, número mágico para evitar rebaixamento. O Corinthians precisa de 37 ainda para se salvar.
* As estatísticas também mostram o Botafogo como melhor defesa ao lado do Fortaleza (seis gols sofridos), segundo melhor ataque (16 contra 17 do Palmeiras) e time com mais vitórias (sete, no mínimo três a mais que os adversários). Além do artilheiro do campeonato, Tiquinho Soares, com seis gols.
* O mais importante disso tudo é valorizar a campanha do Botafogo e aproveitar o caminho. Sobretudo no Estádio Nilton Santos, onde o time jogou cinco jogos e venceu os cinco. É curtir cada rodada, notar o Botafogo em alta, tendo mais espaço no notícias, crescendo o número de sócios e a média de público, ver diversos botafoguenses com a camisa alvinegra pelas ruas.
* Terminar em título é o que todos queremos, mas não é hora de pensar nisso, para não se deslumbrar nem se distrair no caminho. Já dissemos anteriormente, aproveite cada momento desse Botafogo, que cresce, contraria previsões e vai encantando dentro de campo. Curtindo cada vitória, a alegria ao fim de cada jogo pode se transformar em uma maior ainda no fim do ano.