Pitacos: enquanto Flamengo e Vasco fracassam, Botafogo é o único clube carioca com motivos para sorrir; torcida merece

45 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Pitacos: enquanto Flamengo e Vasco fracassam, Botafogo é o único clube carioca com motivos para sorrir; torcida merece
Vitor Silva/Botafogo

* “O Maior Amor do Mundo” não é à toa. A campanha da torcida do Botafogo teve seu ápice em um belo domingo alvinegro. Desde a chegada ao estádio, com uma multidão em volta do ônibus – e alguns torcedores até em cima, além de Chay e Rafael Navarro – até o fim das comemorações pelo título da Série B, o acesso e o resgate do orgulho.

* O Estádio Nilton Santos ficou bonito demais, com quase 35 mil botafoguenses festejando. O Botafogo ajudou, facilitou a entrada, colocou promoção de cerveja e fez ações de marketing. A renda deu R$ 1.232.165,00, com R$ 757.812,99 de lucro. Já pensou isso em todo jogo? Talvez seja complicado, mas uma média entre 20 mil e 25 mil torcedores por jogo já geraria uma ótima receita.

* O único ponto falho não fica por parte exatamente do Botafogo. É mais a cargo da polícia. Viraram frequentes os furtos, sobretudo de celular, no entorno do estádio. Há sempre “malandros” que se aproveitaram de aglomerações para levarem telefone, carteira, bolsa e o que mais der bobeira. E, infelizmente, quase não há ação para coibir. A principal medida da polícia no domingo foi usar gás de pimenta em torcedores, incluindo famílias e crianças, para dispersar na entrada do ônibus no Nilton Santos. Precisava? Eram apenas botafoguenses felizes com o título.

* Ao que parece, a felicidade do torcedor do Botafogo incomoda. Ainda mais porque é o único clube carioca com motivos para sorrir. O Flamengo ficou no cheirinho, foi vice da Libertadores e fracassou na Copa do Brasil e no Brasileiro. O Vasco (um crime quase) terminou a Série B na décima posição, levando 3 a 0 do Londrina. Já o Fluminense ainda briga por vaga na Libertadores, mas perdeu para o Atlético-MG no domingo. Quem diria que os alvinegros seriam os mais felizes nessa altura do ano?

* O jogo em si acabou sendo detalhe. O Botafogo é um time que precisa de 100% de concentração e foco em uma partida, para jogar seu futebol de equilíbrio, segurança e eficiência. Já campeão, era natural não repetir o desempenho de outros jogos. Ainda assim, manteve um padrão e esteve bem próximo da vitória. Mas o empate já bastou para a festa da torcida.

* Não cabe avaliar os jogadores por essa partida. É óbvio que tem haver a discussão do elenco da próxima temporada e de quem pode ser útil. Mas, primeiro, é preciso reconhecer e agradecer ao Botafogo atual pelo grande ano de recuperação que fez e pelas alegrias que deu à torcida.

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas