* É possível ver o Botafogo Way começar a dar frutos. Um time compacto, consistente, que leva poucos gols, tem padrão tático, pressiona a saída dos adversário e é forte nas bolas paradas, tanto defensivas quanto ofensivas. O conjunto e a qualidade têm levado a equipe às vitórias no início do ano.
* Foi assim mais uma vez contra o Bangu, na vitória por 2 a 0 deste sábado. Ainda que o jogo tenha sido duro e pegado, o Botafogo em nenhum momento se viu ameaçado. Controlou, teve o domínio da bola e dos espaços. A chave era achar o primeiro gol, que saiu em cabeçada de Tiquinho Soares.
* O caminho de evolução é nítido. Luís Castro já deu uma cara ao time, tem o elenco nas mãos e se adaptou ao futebol brasileiro. Vai construindo um Botafogo sólido e forte. Mas é natural que ainda seja possível notar aspectos a evoluir. E ele sabe disso.
* Talvez o principal hoje seja evoluir a capacidade ofensiva, o que passa por reforços. Ainda que tenha padrão e volume, o time se ressente de criatividade, drible, improviso e leveza na frente. São necessários pelo menos mais dois pontas com capacidade de criação, drible e finalização, de alto nível.
* Seria interessante também um meio-campista mais leve, com intensidade, dinâmica, ocupação de espaços e chegada na área. Os volantes atuais (tirando Tchê Tchê, que joga mais atrás) são mais pesados, posicionados e gostam de jogar com a bola no pé. Às vezes é importante uma movimentação diferente e uma chegada como surpresa na frente.
* A ausência desses jogadores mais criativos faz o Botafogo ser bastante dependente da bola parada para abrir caminhos de vitórias. Bom que o time é forte nisso e tem bons cobradores para cruzamentos, como Marçal, Lucas Piazon, Lucas Fernandes e Daniel Borges. Melhor ainda que tem peças excelentes no jogo aéreo, como Victor Cuesta e Adryelson, além de Tiquinho Soares. Quando aperta e precisa furar defesas, o Botafogo resolve na bola parada.
* Mas é um caminho, normal e correto. Luís Castro e a diretoria sabem o que é necessário melhorar, e há tempo para resolver até as principais competições. O fato é que esse Botafogo é promissor e dá esperança.