* Nós estamos acostumados a olhar pelo lado do Botafogo, a cobrar, exigir mais e criticar atuações. Mas, se ampliarmos a análise, veremos que a maior parte dos times no Campeonato Brasileiro 2025 tem jogado mal e não embala. Quase todo mundo está em crise ou no marasmo, é só ver a quantidade de estádios com público ruim.
* É uma competição chocha e de baixo nível técnico. Há dois times brigando por título (Palmeiras e Flamengo), dois bem encaminhados no G-4 (Cruzeiro e Mirassol) e só. Os postulantes ao G-4 são irregulares e não engrenam. Na parte de baixo, há três praticamente rebaixados (Sport, Juventude e Fortaleza), e o Vitória de Jair Ventura como único parecendo capaz de ainda dar uma graça na briga contra o descenso.
* Ou seja, são quatro times bem, quatro times mal e o restante no limbo. Nesse cenário, dos medianos, o Botafogo é um dos melhores. Quem diria né? Afinal, é uma equipe que se desmontou duas vezes por negociações em 2025 e mais uma pelos desfalques. Chegaram a ser 12 no jogo contra o Ceará.
* O Botafogo tem aproveitado bem exatamente esse baixo nível técnico do Brasileirão. Em jogos mais mornos, morosos, sem tanta intensidade, é quando costuma se sair bem. Como foi contra o Ceará.
* O mérito do Botafogo foi aproveitar as fraquezas do rival, que mesmo em casa não conseguiu pressionar nem se impor. Em ritmo lento, o Glorioso controlou o jogo, tocou a bola e matou a partida nas poucas chances que teve. A inspiração de Santiago Rodríguez, a presença de Chris Ramos para finalizar e a esperteza de Jeffinho resolveram.
* É um campeonato de troca de pontos em que, se mantiver este ritmo, o Botafogo se classifica para a Libertadores 2026, pelo menos na “pré”. O risco é algum adversário que está abaixo na tabela arrancar na reta final, o que nunca se pode descartar.
* O Botafogo ainda pode elevar o nível de seu time, com volta de jogadores importantes como Alexander Barboza, Marlon Freitas, Danilo etc. Há incógnita de quando retornam Alex Telles, Álvaro Montoro, Jordan Barrera e Arthur Cabral. Aliás, difícil entender e explicar a quantidade de lesões, o que deixa a preparação física em xeque.
* Fica o desafio para Davide Ancelotti. Pressionado, deu boa resposta na vitória sobre o Ceará. Agora, faltam nove jogos para definir 2025 e o que será o 2026 do Botafogo.