* O Botafogo tem uma série de problemas. Quem era talvez um dos maiores deles (Tiago Nunes) já saiu. Essa semana é tempo de “esquecer um pouco”, deixar de lado e focar no que realmente importa: avançar de fase na Libertadores.
* O Aurora (BOL) não é dos maiores desafios, mas também não é para ser subestimado. Na fase anterior se classificou fora de casa, e futebol é traiçoeiro. O Botafogo precisa estar forte para vencer, se classificar para a terceira fase da Libertadores e, quem sabe, reencontrar o rumo.
* A parcial de ingressos vendidos é de 15 mil. Se fosse há seis meses, um jogo desses já estaria com carga esgotada. Sem qualquer tom de cobrança à torcida aqui, até pelo tanto que foi maltratada, mas podemos mais. É jogo para o Estádio Nilton Santos voltar a pulsar e ter conexão entre time e torcida.
* Questionado nos últimos meses, o diretor de futebol André Mazzuco agiu bem ao ir para entrevista coletiva, chamar responsabilidade e pedir até que as críticas sejam direcionadas a ele, não ao time. Blindar os jogadores é importante e faz parte do papel dele também.
* A saída de Tiago Nunes tirou um dos “pesos” que rondava o clube. O treinador acabou pegando a carga de 2023 e não conseguiu mudar o quadro nem esse ano. Sem ele, é de esperar um Botafogo mais leve, em que pese ter jogos decisivos pela frente.
* Sobre o jogo com o Audax, pouco a comentar. O Botafogo fez sua obrigação ao vencer, mas provavelmente será eliminado por causa da péssima campanha de Tiago Nunes. É uma partida com pouco a se avaliar, mas que traz de volta a alegria de uma vitória, que pode trazer mais confiança e leveza ao ambiente. Algo que o time está precisando.
* O Botafogo não vai apagar 2023 nem vai se livrar do trauma facilmente. Mas faz parte da vida olhar para a frente. O time precisa de vitórias, de boas notícias e dessa classificação para começar a voltar a sorrir e se reorganizar. Avançando, poderá ter reforços e a volta de jogadores lesionados nas próximas fases, poderá ter um novo treinador, poderá ter uma nova esperança. Que quarta seja o “início” de 2024 para o Botafogo.









