Pitacos: Luiz Henrique virou ídolo? Pantera entra no hall de grandes craques da história do Botafogo; quem ganha pontos em time alternativo?

Pitacos: Luiz Henrique virou ídolo? Pantera entra no hall de grandes craques da história do Botafogo; quem ganha pontos em time alternativo?
Vitor Silva/Botafogo

* Um ano é possivelmente pouco tempo para um jogador se tornar ídolo de um clube. Luiz Henrique virou? A interpretação depende de cada um. Certo é que o Pantera entrou no hall de grandes craques e fez história no Botafogo.

* Talvez precisemos de mais tempo e distanciamento para mensurar o que fez Luiz Henrique. E não foi pouco. A começar por a primeira grande contratação em termos financeiros do Botafogo na era SAF. Os US$ 20 milhões o fizeram ser o reforço mais caro do Brasil (e que se pagou ainda). Além disso, o Glorioso mostrou força no mercado superando Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Corinthians, por exemplo.

* Luiz Henrique marcou ainda a volta de um jogador do Botafogo à Seleção Brasileira. Foi ele que abriu novamente as portas de uma ligação histórica. E jogou bem, fez gols e mereceu muitas vezes a vaga de titular.

* Foi o ponta que acabou com os clássicos cariocas. Luiz Henrique fez gol em Flamengo, Fluminense e Vasco, colocou máscara do Pantera Negra contra o Flamengo, voou contra o Fluminense, destruiu o Vasco. E brilhou também nos jogos grandes contra rivais de outros estados.

* Luiz Henrique foi o autor do primeiro gol do Botafogo em uma final de Libertadores. Foi o Rei da América, o craque da Liberta e do Campeonato Brasileiro, campeão de tudo. Quer mais? Deixou de ser simplesmente a contratação mais cara da história do futebol brasileiro para ser a melhor contratação da história do futebol brasileiro, por todo o retorno esportivo que deu e pelo retorno financeiro que dará com a venda por 35 milhões de euros para o Zenit.

* Se dava para ser vendido para outro clube, se a opção de carreira não é a melhor, aí é outra história, que compete a Luiz Henrique e a seus representantes. Do lado do Botafogo, um muito obrigado por tudo que o jogador fez.

* Entrando na triste realidade de um Campeonato Carioca que mais atrapalha do que ajuda os clubes, o Botafogo teve um gol mal anulado e perdeu neste sábado para o Sampaio Corrêa. Quem é que sobe e quem desce nesse time alternativo?

* A impressão é que quem melhor aproveita a chance é Yarlen e que Newton mostra qualidade no meio. De resto, quase nada positivo. Incluindo o treinador Carlos Leiria, que ainda não deu padrão ao time e faz tantas alterações e improvisos que parece confundir mais a equipe. É uma oportunidade também para ele, como foi para Fabio Matias ano passado, e que Leiria não tem conseguido aproveitar.

Comentários