Pitacos: não foi só contra o Grêmio; há uma série de arbitragens polêmicas contra o Botafogo na temporada; veja lances

Kannemann, Lucas Paulo Torezin e Marlon Freitas em Grêmio x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2025
Reprodução/Premiere

* O Botafogo não tem qualquer força nos bastidores em 2025. Com John Textor distante, o clube se vê em uma série de arbitragens contra (veja mais abaixo) e nada consegue fazer. Falta representatividade.

* Após 2023 em que o Botafogo foi extremamente prejudicado pela arbitragem, além de ter derrapado na reta final, John Textor tomou a frente em 2024 e foi para cima de arbitragens, CBF, STJD e tudo mais. Você pode questionar os métodos, mas não os resultados. Com Good Game!, relatórios e até CPI, ficou mais difícil prejudicarem o Botafogo. E olha que tentaram.

* É papel da diretoria comprar essa brigar e passar alguma tranquilidade a jogadores e treinador. Como em 2025 não foi feito, os atletas ficam expostos, reclamam e são punidos em campo. Obviamente, têm sua parcela de responsabilidade, Marlon Freitas, Alexander Barboza e Kaio Pantaleão tomaram cartões bobos, mas frutos da revolta com a péssima arbitragem de Lucas Paulo Torezin.

* Muito se foca no polêmico pênalti de Matheus Martins, marcado no VAR sem qualquer imagem conclusiva. Mas a arbitragem toda foi um horror. O Grêmio apitou o jogo, sobretudo no segundo tempo, Kannemann e Edenilson fazendo tudo o que quisessem.

* Após o jogo, finalmente um diretor do Botafogo se pronunciou. Com atraso, porque já devia ter feito há mais rodadas. Léo Coelho foi bem em aparecer e dar entrevista coletiva. Mas foi mal ao falar para o árbitro, segundo a súmula, que ele “nunca mais apita um jogo do Botafogo”. Afinal, não tem qualquer poder para garantir isso.

* E o que o Botafogo já foi prejudicado na temporada 2025? Tem uma lista abaixo só dos jogos em competições nacionais, nem contando que a eliminação na Libertadores foi devido a um escanteio mal marcado que virou pênalti.

Veja os lances abaixo:


PALMEIRAS 0 X 0 BOTAFOGO:
– Logo na primeira rodada, houve um pênalti de Murilo em Igor Jesus, com puxão de camisa. Artur ainda reclamou de outra penalidade, de Micael, mas a transmissão nem sequer mostrou replay.


RED BULL BRAGANTINO 1 X 0 BOTAFOGO:
– No início do jogo, o Botafogo sofreu um gol em possível impedimento, com o VAR traçando errado as linhas, longe do pé de Alex Telles. Chegou a ser mostrada imagem com linha vermelha de impedimento, mas ela logo foi suprimida.


BOTAFOGO 2 X 2 SÃO PAULO:
Cuiabano sofreu pênalti no fim do primeiro tempo, o árbitro marcou em campo, mas houve revisão no VAR para cancelar. O pior: foi pênalti.

BOTAFOGO 0 X 0 VITÓRIA:
– O time baiano abusou da cera, principalmente no segundo tempo, o árbitro deu pouco acréscimo e encerrou o jogo em ataque alvinegro.

BOTAFOGO 0 X 2 CRUZEIRO:
– Mais um pênalti para o Glorioso anulado, este em Artur, este corretamente. Contudo, o primeiro gol dos mineiros nasceu com irregularidade. Matheus Pereira impediu reposição rápida de John, o que hoje é falta, após a regra dos oitos segundos para colocar a bola em jogo. O goleiro saiu jogando mal e levou o gol.


BOTAFOGO 0 X 1 PALMEIRAS:
– No fim do jogo, pênalti claríssimo em Joaquín Correa de Giay. O árbitro não marcou e o VAR não chamou.


VASCO 1 X 1 BOTAFOGO:
– Pelas quartas de final da Copa do Brasil, com o Botafogo já vencendo, Chris Ramos foi agarrado e levou um golpe de judô de Paulo Henrique. O árbitro não deu.


BOTAFOGO 1 X 1 VASCO:
No jogo da volta pela Copa do Brasil, Hugo Moura, como último homem, se jogou sobre Arthur Cabral e fez falta claríssima. O centroavante e Joaquín Correa sairiam livres. Nem árbitro nem VAR fizeram nada.


SÃO PAULO 1 X 0 BOTAFOGO:
– Mais perto do fim do jogo, Kaio Pantaleão arrancou pela direita e foi empurrado com as duas mãos dentro da área quando se preparava para cruzar. Pênalti não marcado.


BOTAFOGO 3 X 3 MIRASSOL:
– Dois pênaltis ignorados, um em Chris Ramos e outro em Alexander Barboza


GRÊMIO 1 X 1 BOTAFOGO:
– Pênalti duvidoso, sem imagem conclusiva, de Matheus Martins definiu o empate.

* A favor do Botafogo, “lances pequenos” não são marcados. Contra, não há dúvida. Se erram contra o Botafogo, a mídia logo diz que “árbitros erram contra e a favor de todos no Brasil”. Alguém lembra de lance a favor este ano?

* Outro argumento é dizer que “ah, o Botafogo não jogou bem, então não pode reclamar de arbitragem”. São duas coisas completamente distintas. Não é preciso ter boa atuação para querer uma arbitragem justa e correta.

* Infelizmente, no futebol brasileiro, não basta ser honesto. É preciso gritar e ter força nos bastidores. É uma selva, se você não se adaptar, é engolido. Cabe ao Botafogo, como instituição, jogar este jogo.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários