Pitacos: o detalhe que o Botafogo ainda tem a corrigir durante os jogos

Pitacos: o detalhe que o Botafogo ainda tem a corrigir durante os jogos
Vítor Silva/Botafogo

* O Botafogo vence jogos com gols de bola parada, de construção por dentro, de transição, em jogadas individuais e, agora, em chutes de fora da área. O repertório da equipe comandada por Artur Jorge impressiona e mais um vez foi decisivo na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-MG, neste domingo (7/7), no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro-2024.

* Mas há um ponto que precisa ser corrigido e/ou aperfeiçoado. Tem sido rotina o Botafogo começar bem os jogos, abrir o placar e diminuir bastante o ritmo. É nesse período que sofre o empate ou a pressão. O time é bom o suficiente para não correr tantos riscos.

* É óbvio que é preciso considerar que nenhum time joga com a mesma intensidade durante os 90 minutos e que há um adversário do outro lado. O ponto é o Botafogo aproveitar melhor seus momentos favoráveis no jogo para evitar ficar sujeito a levar um gol inesperado ou de sorte.

* É natural que essa força apareça ainda mais quando o elenco estiver completo e com mais opções. Contra o Atlético-MG, em algo que não tem sido tão comum, o Botafogo terminou o jogo em cima, crescendo com as substituições e fazendo os gols. Com mais alternativas de qualidade, a tendência é o controle de jogo aumentar.

* O que dá mais otimismo é que o técnico Artur Jorge já disse em mais de uma oportunidade que o estilo de seus times não é apenas administrar vantagens, é aproveitar para marcar mais gols, atacar, continuar jogando. Talvez apenas não esteja conseguindo fazer no momento, seja por cansaço, desgaste ou por não ter as peças necessárias.

* Contra o Atlético-MG, cabe ressaltar, ter um a mais mudou bastante o panorama de um jogo que estava bem favorável. Não reclamando da expulsão, mas o Botafogo vencia por 1 a 0, era melhor e tinha muito espaço para contra-atacar, como gosta e sabe. Quando Igor Rabello levou o cartão vermelho, o Galo se fechou todo atrás da linha da bola e evitou as transições.

* De qualquer forma, tem que ser valorizado o que o Botafogo tem feito. O torcedor que foi ao Estádio Nilton Santos viveu grande dia neste domingo, com apresentação de reforços, show de luzes e excelente vitória. Que continue assim!

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários