Pitacos: planejamento de Tiago Nunes no início da temporada é correto, mas o do Botafogo deixa dúvidas

Pitacos: planejamento de Tiago Nunes no início da temporada é correto, mas o do Botafogo deixa dúvidas
Vítor Silva/Botafogo

* Tiago Nunes começou a temporada 2024 com time titular na estreia, usou reservas no segundo jogo e optou por esquema com linha de três defensores. Alguns pontos causaram estranhezas, mas as declarações do treinador do Botafogo em entrevista coletiva esclareceram.

* O técnico explicou que o sistema inicial exige mais entendimento dos jogadores na parte tática e deixou claro que pode haver mudanças durante o ano, criando repertório e alternativas. Da mesma forma, testa atletas em posições diferentes, como Danilo Barbosa e Newton na zaga, Victor Sá e Júnior Santos na ponta direita, Matías Segovia aberto pela esquerda, dois meia-atacantes por dentro (não como pontas). São variações interessantes, e faz sentido testar neste momento.

* Assim como é correto alternar escalações e jogadores durante esse início de Campeonato Carioca, que mais é uma pré-temporada. Os resultados são importantes para respaldar, dar confiança e diminuir a pressão, mas o primordial é trabalhar a parte física para estar no seu ápice nos momentos-chave do ano.

* Usar jovens também é válido. Se Igo Gabriel, Jefferson Maciel, Newton, Kauê, Diego Hernández, Janderson, Matheus Nascimento e outros não jogarem agora, vão jogar quando? É hora de ganhar minutagem, de aparecer, de evoluir. De mostrar que podem fazer parte do elenco.

* Ainda assim, convém ter calma nas avaliações, que não são definitivas. Até por ser pré-temporada, cada jogador está em um nível físico, assim como o entrosamento não é o ideal. Jogar mal neste período não quer dizer que o atleta tenha que ser descartado. Melhor aguardar.

* O planejamento de Tiago Nunes é correto, mas o do clube deixa dúvidas. Afinal, seria muito melhor se o treinador já tivesse à disposição mais peças de qualidade para trabalhar, em vez de lacunas no elenco. Falta lateral-direito, mais um zagueiro, mais volantes, mais meias e mais um centroavante.

* E por que a dúvida? Porque o Botafogo em 2022 e 2023 já optou por não investir tanto no início do ano. Em 2022 ainda havia o argumento de que era a virada de chave para a SAF, em 2023 foi escolha própria. Como será em 2024? Não há dúvidas de que já chegaram mais reforços de bom nível que nas temporadas anteriores, mas ainda parece pouco. Até porque falta um mês para o clube voltar a disputar a Libertadores, em jogos decisivos na “Pré”.

* O Botafogo não está se preparando para competições de nível apenas em abril, o que teria acontecido se tivesse sido campeão brasileiro ou se classificado direto para a fase de grupos da Libertadores. Vai ter que estar pronto em fevereiro, não tem alternativa. E por que se fala tanto em contratar? Porque o Botafogo simplesmente não tem alternativas na base que possam chegar para jogar.

* Ter um elenco mais robusto e com mais opções ajudaria ainda na relação com a torcida, que segue desconfiada e reticente, ainda sem conseguir absorver totalmente a pancada de 2023. Cabe ao Botafogo reverter isso. Que Tiago Nunes siga se virando bem com o que tem em mãos, mas que a diretoria dê mais condições a ele. O quanto antes, melhor.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários