* Se for perguntado qual a principal característica do Botafogo de 2024, acreditamos que a melhor definição é “time de jogo grande”. Foi graças a esses tipos de partidas que foi campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
* No Brasileirão, basta ver o retrospecto contra as equipes do G-6. Duas vitórias sobre Palmeiras, Flamengo e Internacional, uma vitória e um empate contra Fortaleza e São Paulo. O Botafogo se acostumou a fazer “o grande jogo” da rodada e a vencer.
* A comparação com o Palmeiras deixa claro o abismo de diferença nos resultados. O Alviverde se deu mal na maioria das partidas contra times do G-6. Se era jogo grande, os paulistas dificilmente iriam bem.
* Esse argumento vale também para a escolha do craque do campeonato, entre Luiz Henrique e Estêvão. O ponta alvinegro decidiu jogos contra clubes como Palmeiras, Flamengo, Internacional, Corinthians, Atlético-MG, Vasco, Internacional etc. Já a joia palmeirense fez suas melhores partidas contra Cuiabá, Criciúma, Atlético-GO, Juventude etc.
* Na Libertadores, o Botafogo deu resposta nas vezes em que foi mais exigido. Contra o Red Bull Bragantino na pré (com um a menos no jogo de volta em Bragança), contra LDU e Universitario quando a situação estava difícil na fase de grupos, contra Palmeiras, São Paulo e Peñarol, no mata-mata. E na épica final em que jogou com dez contra o Atlético-MG, em Buenos Aires.
* O Botafogo pulverizou o domínio de Flamengo e Palmeiras de anos anteriores, atropelou ambos e teve a melhor temporada de um time brasileiro pelo menos nos últimos dez anos. Conquistou Brasileirão e Libertadores jogando bonito, de forma ofensiva, envolvente e consistente.
* O Flamengo de 2019 o próprio presidente admite que foi tão bem porque era outra época, sem super times no futebol nacional. O clube investiu antes que os outros, contratou Jorge Jesus e jogadores com bagagem internacional, e faturou as duas competições. Contudo, vale lembrar que levou de quatro do Santos, sofreu quatro gols do Vasco, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico-PR etc.
* Outro ponto fundamental é que aquele Flamengo teve arbitragens a seu favor, jogos com “inversão de mando” e todo o apoio da mídia. No Botafogo, é justamente o contrário. Ganhou apesar da arbitragem, de perseguição da imprensa e de diversos “inimigos invisíveis”.
* Por fim, o Flamengo teve dificuldades para vencer o Botafogo em 2019, com um 3 a 2 no Maracanã em que deveria ter pelo menos dois jogadores expulsos e um 1 a 0 no Nilton Santos, com o clube rubro-negro com um a mais durante todo o segundo tempo. Já o Glorioso atropelou o Rubro-Negro em 2024, com inapeláveis 2 a 0 no Maracanã (sem permitir que o adversário chutasse a gol) e 4 a 1 no Nilton Santos (em um dos maiores bailes do ano).
* Colocamos o recorte de últimos dez anos, porque anteriormente há brasileiros que ganharam Libertadores e Mundial, como Corinthians (2012), Internacional (2006) e São Paulo (2005). O Glorioso está na Copa Intercontinental e pode repetir esses feitos. Torçamos. De qualquer forma, a história já está feita. É tempo de Botafogo!