Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Carioca

17/04/21 às 16:00 - Maracanã

Escudo Fluminense
FLU

X

Escudo Botafogo
BOT

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

10/04/21 às 21:05 - Raulino de Oliveira

Escudo Volta Redonda
VRE

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT

Saudades da Arena Botafogo? Fogão volta quarta a estádio que marcou retorno a competições internacionais

0 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Dudu Cearense. Botafogo x Atletico MG pelo Campeonato Brasileiro na Arena Botafogo. 16 de Outubro de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto:Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
Vitor Silva/SS Press/Botafogo

Após quatro anos, o Botafogo volta quarta-feira a jogar no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. A partida contra a Portuguesa, às 21h30, vale vaga nas semifinais da Taça Rio de 2020. E o local traz ótimas recordações aos botafoguenses.

Quando foi “arena” e teve o Botafogo como mandante, em dois anos distintos, o Luso-Brasileiro marcou o retorno do Glorioso a competições internacionais. Relembre abaixo:

Arena Botafogo

A lembrança mais recente é a Arena Botafogo, em 2016. Sem o Estádio Nilton Santos por causa dos Jogos Olímpicos do Rio, o Fogão alternava jogos entre Volta Redonda, Juiz de Fora e até Brasília, passando sufoco no Campeonato Brasileiro. Foi quando surgiu a ideia de transformar o Luso-Brasileiro na Arena Botafogo.

Máscaras de proteção contra o coronavírus da coleção FogãoNET da Estilo Piti

O clube, que lutava contra o rebaixamento, deu uma arrancada incrível no Campeonato Brasileiro, alavancado por ótimos resultados na Arena, e se classificou para a Libertadores após três anos. Foram sete vitórias, três empates e apenas três derrotas (uma delas pela Copa do Brasil).

A torcida parava as entradas da Ilha do Governador, enchia os bares do entorno do estádio e empurrava o time em um legítimo caldeirão. Com capacidade para 15 mil, a Arena Botafogo tinhas arquibancadas provisórias próximo ao campo e um clima grande de pressão, que intimidava os rivais.

Classificado para a Libertadores, o Botafogo retornou ao Estádio Nilton Santos em 2017, já customizado com as cores alvinegras e com grandes públicos na competição internacional. O último jogo no Luso-Brasileiro foi empate em 1 a 1 com a Ponte Preta.

O sucesso da Arena foi tão grande que o Flamengo quis repetir a fórmula com a “Ilha do Urubu“, mas passou longe de ter êxito e até hoje é cobrado pela Portuguesa em R$ 400 mil pela queda de refletores no campo em 2018.

Mochilas, bolsas e carteiras da coleção FogãoNET da Estilo Piti

Relembre vídeos de grandes vitórias na Arena Botafogo:

Arena Petrobras

Há 15 anos, com o Maracanã em reformas, o Luso-Brasileiro foi solução para Botafogo e Flamengo. Ganhou arquibancadas tubulares e patrocínios, virando Arena Petrobras, com capacidade para 30 mil torcedores.

O Botafogo começou o Campeonato Brasileiro de 2005 como líder e sensação, ganhando seus quatro primeiros jogos na Arena Petrobras. Mas caiu de rendimento após a conturbada saída do técnico PC Gusmão e das negociações de jogadores como Jefferson e Cesar Prates.

Quando se estabilizou, o time voltou a ter bons resultados na Arena Petrobras, ganhou os últimos cinco jogos no estádio e se classificou para a Copa Sul-Americana de 2006, um retorno a uma competição internacional, o que não disputava desde a Libertadores de 1996. No total, foram 12 vitórias, quatro empates e quatro derrotas no estádio, deixado de lado no ano seguinte com a volta do Maracanã.

Mochilas, bolsas e carteiras da coleção FogãoNET da Estilo Piti

Relembre vídeos de grandes vitórias na Arena Petrobras:

Qual sua lembrança do Luso-Brasileiro?

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários