* O sorriso espontâneo, a alegria e a leveza mostram que Rodrigo Bellão está onde gostaria de estar. Se fosse outro treinador, poderia estar reclamando da “quebra” do trabalho na Copa São Paulo, do pouco tempo para preparar o time principal para a estreia no Campeonato Carioca ou dos deslocamentos. Poderia, em autodefesa, adotar discurso conservador e um estilo preocupado mais em não perder do que em ganhar.
* Nada disso aconteceu. Rodrigo Bellão e o Botafogo foram premiados com duas vitórias do time sub-20 nesta quinta-feira, uma no Campeonato Carioca sobre a Portuguesa e outra na Copa São Paulo contra o Juventude.
* Ah, mas não é cedo para exaltar o treinador? Talvez. Mas o ponto maior é perceber a figura humana que é Rodrigo Bellão. Basta ver suas postagens no Instagram ou sua participação em podcast na Botafogo TV. Ele é genuíno, é preocupado com o lado humano dos atletas, é um formador, sabe lidar com jovens, os quais trata como filhos. Além de entender de futebol.
* Bellão pegou um Botafogo devastado no sub-20 em 2025. Nem todos acompanham ou lembram como estava. E tornou o time campeão da Dallas Cup, da Copa Rio e do Campeonato Carioca Sub-20. A garotada gosta de trabalhar com ele, sobe mais preparada e mais forte mentalmente. E com a ideia de família, da importância da união.
* Deu orgulho ver o Botafogo sub-20 contra a Portuguesa profissional. O time foi organizado, consistente defensivamente e perigoso no ataque. Levou o jogo para onde queria. E venceu.
* Da mesma forma, deu orgulho ver os reservas do sub-20, com reforços do sub-17, golear o Juventude e se classificar para as oitavas de final da Copa São Paulo contra o Itaquaquecetuba, que é comandado por Carlos Leiria.
* Resta mais um jogo para o sub-20 no profissional, contra o Sampaio Corrêa, domingo, em Saquarema. Em paralelo, segue a Copinha. Vale torcer para o time se manter vivo na competição, porque a garotada e Bellão merecem a chance de brigar por mais esse título.