Receba notícias do Botafogo no canal do FogãoNET no WhatsApp!

O aniversário é do Eduardo, mas o Botafogo também está de parabéns

21 comentários

Blog do Azambuja

Blog do Azambuja

Compartilhe

O aniversário é do Eduardo, mas o Botafogo também está de parabéns
Vítor Silva/Botafogo

Hoje é aniversário do nosso camisa 33, Eduardo. Ao ver alguns lances dele no excelente perfil Fogostats (lá no X), fiquei refletindo sobre o privilégio que estamos tendo ao ver jogadores tão qualificados vestindo a nossa camisa.

Obviamente, já pude acompanhar alguns jogadores muito fora da curva nestes meus anos vivendo o Botafogo (Jefferson, Renato, Dodô, Loco Abreu, Túlio, Seedorf, Sérgio Manoel, Djair, entre outros), mas nem todos estavam no clube devido a um projeto estruturado, e alguns deles não tinham companheiros à altura de suas qualidades.

Com a chegada da SAF, vimos um movimento de qualificação ampla do elenco que, através do encaixe das peças trazidas, acabou conseguindo produzir um ambiente no qual os talentos individuais foram potencializados através de um coletivo forte. Além de contribuir para que o prazer de acompanhar o Botafogo dentro de campo tenha voltado, a equipe que hoje gere o clube conseguiu expandir o olhar do torcedor para áreas além do campo e bola. Aos poucos, a grande maioria da torcida vem entendendo que o futebol precisa ser pensado antes de ser jogado.

A tendência de agora em diante será vermos jogadores cada vez melhores jogando no Botafogo, mas esse não é um movimento que acontecerá sem que o clube cresça de maneira global. Obviamente, o dinheiro colocado por Textor através da Eagle Holdings é um ponto central dessa engrenagem, mas é preciso que o torcedor tenha em mente que a sua participação continua a ser decisiva para que essa tendência de fato se confirme.

Consumir o Botafogo através das mídias oficiais, do sócio-torcedor, da ida ao Nilton Santos, da compra de produtos oficiais do clube e de outros tipos de ações nos aproximará do objetivo central que é fazer o Botafogo ser competitivo e vencedor de maneira sustentável ao longo das próximas gerações.

Hoje comemoramos o aniversário do Eduardo, mas também pode ser uma comemoração pela oportunidade de tê-lo conosco. No ano passado, começamos um processo difícil, trabalhoso e que demanda de todos muita paciência, mas que ao longo do tempo nos dará muitas alegrias. Entrarmos no tipo de reflexão que tentei levantar nesse texto pode nos fazer valorizar mais o que estamos construindo e nos oferecer uma vontade extra de participar desse processo.

Quero desejar um feliz aniversário ao Eduardo e dar também os parabéns a todos nós que fazemos o Botafogo ser o gigante que é!

Notícias relacionadas