Enfim tivemos o Botafogo voltando a campo e, até agora, vimos alguns momentos interessantes e alguns ajustes que precisam ser feitos desde 2023. Obviamente não vimos um futebol envolvente e um esquema consolidado, afinal, tivemos pouquíssimos dias de treinamento e com o agravante da falta inadmissível de opções aptas a entrarem em campo na nossa lateral-direita. Ao longo dos jogos contra Madureira e Bangu, ficou bastante claro que ainda precisamos aumentar a qualidade do nosso elenco, mas vou falar sobre isso no próximo texto. Hoje escolhi falar um pouco sobre as minhas primeiras impressões daquilo que tem sido o trabalho do Tiago Nunes nesse início de temporada.
Já falei algumas vezes na live do Fala Fogão e em meu perfil do X que o nome do Tiago não estava na minha lista de desejos para ser o novo treinador, porém julgo ser justo dizer que ele está fazendo um trabalho bastante “honesto” dentro de campo e, quando vamos para fora das quatro linhas, classifico o trabalho como muito bom. Ver as coletivas do Tiago tem sido algo bastante elucidativo, diria até que necessário. Muitas dúvidas acerca dos nossos reais objetivos na temporada 2024 ainda pairam sob as cabeças de uma parcela significativa da nossa torcida, sendo a razão dessa dúvida a falta de comunicação clara e objetiva por parte da SAF.
Já não é de hoje que vemos um treinador servir como principal elo comunicativo entre o Botafogo e a torcida. Muitos de vocês vão lembrar que durante aquele momento de enorme turbulência experimentado durante o Carioca de 2023 o único profissional ligado ao clube que encarava a imprensa e oferecia palavras diretas e retas era Luís Castro. Por várias vezes, esperei declarações vindas do diretor de futebol André Mazzuco, mas em quase todas as ocasiões, só “escutei” o silêncio.
Nas duas primeiras coletivas do ano, o Tiago falou sobre assuntos “espinhosos” e sempre fez questão de esclarecer de maneira didática o real estágio do time “titular” e do elenco como um todo. As palavras do Tiago não alimentam esperanças que não encontrem algum ponto de contato com a realidade e creio que esse será sempre o melhor caminho, mesmo que uma parcela da torcida acabe não gostando do que possa ser dito. Dentro de campo vai ajustando o time e tentando criar alternativas para que, mesmo com as carências, o time seja competitivo. Vejo como muito interessante as movimentações ofensivas onde os jogadores mudam suas posições em campo frequentemente, infiltrações frequentes do ala pela esquerda e jogadas bem aceleradas/construídas pelos zagueiros. De alarmante, fica a sensação de que ainda não resolvemos os espaços que estamos oferecendo pelas laterais e a necessidade de termos uma maior precisão nos cruzamentos (principalmente quando falamos do Marçal).
Considerando que o planejamento feito para a chegada de reforços tem se mostrado ruim, Tiago vem conseguindo entregar um time capaz de vencer os jogos e mostrar algumas virtudes. Continuarei na torcida para que esse ano a gente não veja troca no comando técnico, pois precisamos de regularidade, coisa que nos faltou enormemente na última temporada.
Agora é a sua vez de falar o que está achando sobre o trabalho do Tiago Nunes. Deixe o seu comentário!