Botafogo de Bruno Lage está se mantendo sólido, apesar dos desafios típicos de um novo projeto

44 comentários

Blog do Azambuja

Blog do Azambuja

Compartilhe

Botafogo de Bruno Lage está se mantendo sólido, apesar dos desafios típicos de um novo projeto
Vitor Silva/Botafogo

Tenho visto algumas reclamações vindas de partes da torcida do Botafogo sobre o desempenho da equipe desde que Bruno Lage assumiu o comando técnico. Creio que esse tipo de análise não pode desconsiderar o contexto vivido pelo clube, principalmente após a saída atribulada de Luís Castro e sua comissão.

Se olharmos apenas para os números frios, veremos que continuamos sendo um time que perde um número ínfimo de jogos, mas que passou a empatar um pouco mais do que antes. Isso sugere que estamos em uma acentuada queda de desempenho e que há um problema real no Botafogo? A meu ver, não. Há, sim, uma queda de desempenho, mas nada que não fosse esperado ao considerarmos o contexto. Bruno Lage assumiu o time com a missão de continuar o bom trabalho que estava sendo feito até então, mas também vem com a missão de aprimorar alguns aspectos do nosso jogo.

Ninguém deveria esperar que Bruno apenas reproduzisse as ideias de Castro, pois estamos falando de um profissional vitorioso que possui suas próprias características e maneiras de enxergar o jogo de futebol. Sendo assim, é perfeitamente natural que estejamos vendo algumas mudanças e ainda mais natural que algumas já estejam funcionando bem, enquanto outras ainda necessitem de ajustes. Sempre é bom salientar que qualquer novo trabalho (até mesmo o mais simples) requer um tempo de maturação e aprendizado por parte dos executantes (jogadores) e por parte de quem introduz as demandas (comissão técnica).

Estamos passando por um período desafiador, pois o novo trabalho está sendo implementado em meio à disputa de um dos campeonatos mais difíceis e equilibrados do planeta. Naturalmente, causa uma certa apreensão ainda não termos vencido fora de casa sob o comando do Lage, mas, se analisarmos o confronto de sábado passado no Morumbi, veremos que o Botafogo criou um número real de chances para voltar com os três pontos na bagagem. Não nos faltou ideia de jogo, não nos faltou preparação, não nos faltou boas substituições de jogadores ao longo do confronto; o que nos faltou foi aproveitar as oportunidades criadas de maneira efetiva.

Precisamos ter calma e compreender como o Campeonato Brasileiro de 2023 está sendo disputado. Estamos falando de um torneio em que, até o momento, apenas o Botafogo conseguiu atingir uma regularidade positiva em seus resultados. Todos os nossos adversários estão e continuarão perdendo pontos!

O trabalho de Lage está seguindo os estágios esperados e continua nos proporcionando resultados sólidos. Hoje, não há motivo algum para qualquer movimento de desconfiança. O Botafogo precisa se manter unido e, para isso, todos nós precisaremos ser inteligentes em nossas reações e análises.

Jogo a jogo, estamos nos aproximando mais do título.

Seremos!

Notícias relacionadas