Receba notícias do Botafogo no canal do FogãoNET no WhatsApp!

Botafogo e as dores de voltar a ser competitivo

32 comentários

Blog do Azambuja

Blog do Azambuja

Compartilhe

Torcida em Botafogo x Flamengo no Estádio Nilton Santos
Arthur Barreto/Botafogo

Infelizmente, o Botafogo está vivendo uma realidade bastante diferente daquela que o colocou em primeiro lugar de maneira destacada neste Brasileirão-2023, mas isso não quer dizer que tudo está perdido (muito longe disso!). Obviamente, o cenário atual nos obriga a exercitar nossa paciência e, acima de tudo, nossa inteligência emocional, mas tudo isso faz parte do processo. Não é fácil ver uma mudança tão brusca no número de pontos conquistados, mas é preciso colocar o momento em perspectiva e tentar racionalizar ao máximo os acontecimentos recentes.

O trabalho de Bruno Lage tem sido ruim, mas isso não nos possibilita dizer que estamos jogando mal de maneira inequívoca em todos os jogos. Alguns dos nossos principais jogadores não estão conseguindo jogar bem, mas sabemos como todos eles se “transformam” quando estão jogando em casa. No Estádio Nilton Santos, não jogamos integralmente mal em nenhum jogo, tendo feito uma boa partida até mesmo em nossa única derrota. Tenho muita confiança de que jogaremos bem e venceremos o Goiás na próxima segunda-feira.

Esses jogadores sabem que estão devendo, e certamente a nossa forma atual está incomodando a todos dentro do clube. Eles mais do que nós sabem o quão difícil é jogar um Brasileiro e o quanto as oscilações fazem parte do trabalho de todos que o disputam. Os nossos jogadores são experientes e já passaram por vários momentos de pressão em suas carreiras, e isso deve nos deixar confiantes de que eles encontrarão a saída para esse momento complicado.

Queria aproveitar para reforçar algo que parece óbvio à primeira vista, mas que, após uma leve observação, podemos concluir que não é. Ninguém do elenco atual jogou a final da Copa do Brasil de 1999, ninguém do atual elenco perdeu três Campeonatos Cariocas seguidos para o Flamengo, ninguém do atual elenco estava nos dois primeiros rebaixamentos. Ou seja, quem carrega todas essas decepções somos nós, torcedores. Não acho justo nem inteligente colocarmos nesses caras todas as nossas frustrações históricas. Só estamos na situação em que estamos por causa do trabalho brilhante feito pelos profissionais que atualmente trabalham no Botafogo, e por isso eles merecem todo o nosso apoio e também equilíbrio e respeito nas necessárias cobranças.

Estamos muito perto de voltarmos a conquistar algo grandioso que certamente nos colocará ainda mais no rumo correto para sermos consistentemente fortes. Não podemos perder essa chance. Manter nossas cabeças no lugar pode ser um dos fiéis da balança para que tudo corra conforme sonhamos. Precisamos ter isso sempre em mente.

Sei que é difícil, mas é em momentos de crise que os maiores crescimentos e aprendizados acontecem. A nossa mentalidade vencedora está sendo forjada, e certamente ter essas dificuldades atuais ajudará no processo de consolidação dela.

Por aqui, o pensamento está única e exclusivamente voltado para apoiar o time a conseguir os três pontos contra o Goiás. Nada mais importa.

Seremos!

Notícias relacionadas