Muito se falou sobre a maneira como o Botafogo estava encarando a Copa Sul-Americana, e sempre ficou no ar o questionamento sobre até que ponto existia a real intenção de disputar a competição com genuína vontade de ganhá-la. Pois bem, com a nossa eliminação para o Defensa y Justicia, essa discussão enfim acabou e agora só nos resta o campeonato que o Botafogo acertadamente escolheu priorizar. Chegou a hora de concentrar todos os esforços na consolidação do título brasileiro de 2023!
Ao escolher tão claramente priorizar a conquista do título nacional, o Botafogo me parece dar um recado acertadíssimo para todos que vivem o futebol. Não irei nunca desvalorizar uma competição que oferece vaga na Libertadores, bom ganho financeiro e chance de disputar outras taças, mas obviamente todos sabemos que ganhar o Brasileirão tem um peso infinitamente maior do que ganhar a Sula e que times gigantes como o Botafogo precisam sempre mirar nos maiores objetivos que estejam a seu alcance. Eu fiquei bastante chateado com a forma como o time se comportou nesta quarta e com as escolhas para lá de equivocadas do Lage (Tchê Tchê na ponta, Marlon e Danilo juntos, entre outras), mas isso não é nem um pouco relevante nesse momento.
Nada será capaz de tirar de mim a vontade de contribuir de alguma forma para que sejamos campeões brasileiros. Não faltará da minha parte apoio ao Lage e elenco, pois nada mudará o fato de que somente eles podem nos levar até onde sonhamos. Estamos muito perto de atingir aquele que pode ser o ponto de virada definitivo em nossa história. A conquista desse Brasileiro irá exorcizar vários fantasmas e certamente fortalecerá ainda mais o caminho do profissionalismo que vem sendo seguido no clube.
Eu tento, mas não consigo parar de imaginar o momento seguinte ao apito final do jogo em que ganharemos o Brasileirão. Imaginem o turbilhão de sentimentos que tomará conta de cada um de nós, imaginem! Lá se vão 28 anos sonhando em viver a sensação de ser o melhor time do Brasil novamente, e nem preciso lembrar a cada um de vocês o quanto sofremos desde 1995. Cada um que está lendo esse texto sabe como as nossas vidas foram impactadas ao vermos o Botafogo sendo aniquilado por aqueles que diziam amar o clube tanto quanto a gente. Não podemos perder essa chance de escrever o capítulo final do livro que viemos escrevendo ao longo de todos esses anos e já começar a escrever outro completamente novo e com histórias gloriosas.
Ainda temos um caminho considerável para percorrer até o final feliz, mas se o percorrermos unidos, conseguiremos ultrapassar qualquer resultado negativo ou oscilação que possa existir. A nossa hora chegou e precisamos estar ao lado dos nossos jogadores, pois já comprovamos que essa união faz o Nilton Santos ser um lugar especial e decisivo para esse Botafogo de 2023.
Seremos!