Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

18/01/26 às 20:30 - Lourival Gomes

Escudo Sampaio Corrêa
SCO

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

15/01/26 às 19:00 - Luso-Brasileiro

Escudo Portuguesa
POR

0

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Botafogo está se fortalecendo mesmo na dificuldade

Blog do Azambuja

Por: Blog do Azambuja

- Atualizado em

Felipe Januário, Caio Valle e Kauan Toledo em em Portuguesa-RJ x Botafogo | Campeonato Carioca 2026
Arthur Barreto/Botafogo

Eu achei que a gente ia começar o ano de 2026 dentro de campo com alguma dificuldade. O fim de 2025 foi complicado. A gente não gostava do time, não conseguiu ir para a Libertadores de maneira direta, mas também não dá pra dizer que foi um fracasso completo. Afinal, estamos na pré-Libertadores.

O problema é que 2026 começou de forma muito atribulada. Transfer ban, muitas propostas por jogadores, saídas importantes. Tudo isso me fez projetar um início de ano complicado dentro de campo.

Até que veio o jogo do Carioca com o nosso sub-20 e a participação do Botafogo na Copinha. Devo confessar que fiquei surpreso. Claro, pés no chão. O que foi feito ontem e ao longo da Copinha não significa absolutamente nada em termos definitivos. Mas eu fiquei com um sentimento bom, e é sobre isso que eu quero falar hoje.

O jogo de ontem foi muito interessante porque expôs, com holofote, algo que a gente já vinha vendo há um tempo nos resultados do time do Bellão. E foi muito bom ver como o Sub-20 entrou em campo diante da Portuguesa. Um time extremamente organizado, claramente moldado pelo treinador. Dá pra ver trabalho, muito trabalho. Bons jogadores e, principalmente, um coletivo bem estruturado.

Mas o que mais me chamou atenção foi a maturidade. O Rodrigo Bellão falou disso na entrevista coletiva. Esses jogadores vêm de uma base vencedora, estão se acostumando a disputar jogos grandes. Isso eleva o nível de maturidade, e isso ficou muito claro em campo.

Mesmo sendo a Portuguesa, mesmo sendo o Campeonato Carioca, ainda estamos falando de um Sub-20 enfrentando um time profissional. E o Botafogo foi muito bem. Não só pelo 2 a 0, mas pela postura, pela qualidade, pela segurança.

Tudo isso é reflexo de um trabalho muito bem feito na base. O Botafogo sempre negligenciou esse setor (com alguma exceção, vide o período do Maurício Assumpção), mas a SAF mudou o nível. Ainda estamos longe de onde precisamos e queremos chegar, mas houve uma mudança clara de mentalidade, de preparação, de qualidade tática, física e mental. E não fica só no Sub-20.

Logo depois do Sub-20 vencer no Carioca, o Sub-17 se fortaleceu na Copinha. E o que a gente viu foi um Botafogo igualmente organizado, competitivo, com bons jogadores, passando pelo adversário mais complicado até agora e mostrando que o trabalho não está concentrado em uma única categoria. Ou seja, existe um projeto de base acontecendo. Isso tudo me devolveu algo que eu não senti em 2025: um pouco de prazer ao ver o Botafogo jogar.

Claro que a gente espera reorganização financeira, tranquilidade para trabalhar, que o trabalho do Anselmi encaixe, que não percamos mais jogadores importantes e que reforços cheguem para ajudar. Mas, ainda assim, eu terminei a noite de ontem com um sorriso no rosto.

Não é nada definitivo, não é nada que resolva os problemas do clube. Mas foi extremamente legal ver o Botafogo em campo novamente. E isso reforça o meu pensamento para 2026: diante de tantas dificuldades nos bastidores, eu vou valorizar o dia a dia.

Se hoje eu posso estar feliz, eu vou estar feliz. Amanhã eu não sei.

Mas hoje, eu estou feliz com o que eu vi.

Comentários