O Botafogo tem, sem dúvida alguma, um dos melhores setores ofensivos da América do Sul, realidade atestada por grande parte da imprensa e até por rivais que não se deixam levar completamente pelo clubismo. Para o torcedor, é realmente empolgante olhar para o campo e ver jogadores do nível de Luiz Henrique. Todo esse cenário não pode nos fazer esquecer de buscar algo fundamental para a consolidação desse time: o equilíbrio qualitativo e quantitativo entre os setores do elenco.
Desde a temporada de 2022, a qualidade do nosso elenco subiu absurdamente, mas um detalhe vem me chamando atenção: a discrepância de investimento entre o valor empregado na contratação de defensores e atacantes. Obviamente, todos conseguimos enxergar a lógica por trás dessa diferença, afinal, jogadores de ataque de alta qualidade são capazes de gerar transferências futuras com valores muito mais elevados. Além disso, ter um ataque poderoso gera maior engajamento na torcida, principalmente pela esperança de vencer e marcar muitos gols.
No entanto, ter uma defesa sólida é essencial para times que querem brigar por todos os títulos, algo que faz parte da nova realidade do Botafogo. Partindo desse princípio, me causa certa preocupação o desequilíbrio de qualidade existente entre nosso setor ofensivo e defensivo. Não estou dizendo que houve negligência na formação do sistema defensivo, apenas reforçando o que a realidade vem evidenciando.
Nesse cenário, a chegada do lateral-direito Vitinho me empolga bastante, pois quem sabe isso não represente um ajuste em nosso modelo de contratação para a defesa? Claro que movimentos como os que trouxeram “de graça” Bastos e Marçal são extremamente positivos, mas eles não são suficientes para um time que tem como objetivo vencer campeonatos. É preciso montar um elenco equilibrado para que todos os setores possam ser potencializados e ofereçam ao Artur Jorge a possibilidade de montar um time mais equilibrado e que sustente melhor o estilo de jogo ofensivo que ele coloca em campo.
Estou torcendo para que a diretoria consiga trazer um zagueiro com nível para ser titular, pois não me agrada a ideia de apostar na esperança de que Pablo consiga fazer algo que não conseguiu em nenhum momento da temporada: estar disponível e jogar de maneira consistente.
Espero que tenhamos ao menos uma boa surpresa até o fechamento da janela.