Mais uma vez vemos o Botafogo jogando o Campeonato Carioca de maneira pouco interessada, o que levanta a questão: qual deve ser a importância do Carioca? Eu realmente não ligo muito para o Carioca, mas não posso dizer que me agrada ver a maneira como temos encarado o início da temporada. Creio que seja possível encontrar um equilíbrio entre jogar o campeonato com um mínimo de empenho e se poupar para momentos realmente importantes.
Sou do tipo de torcedor que deseja ganhar todo e qualquer campeonato, mesmo os menos valiosos. Acredito muito que o Botafogo precisa criar uma mentalidade vencedora no clube, pois através dela conseguiremos incutir nos jogadores, diretoria e comissão técnica um grau de comprometimento e exigência que sempre nos colocará no caminho da máxima excelência. Posso estar equivocado, mas parece que a direção da SAF realmente trata o Carioca de maneira muito relaxada, um tratamento que, na minha visão, pode acabar “contaminando” os profissionais do futebol.
Obviamente, não estou defendendo que o Carioca deve ser tratado como prioridade, mas realmente acredito que devemos encarar o campeonato com um grau mínimo de intensidade. Ao longo dos anos, teremos elencos cada vez mais fortes, o que nos permitirá enfrentar os times de menor investimento em uma situação cada vez mais desfavorável tecnicamente para eles. Sendo assim, o que já é uma obrigação hoje (Botafogo vencer a maioria dos pequenos) será uma obrigação ainda maior nos próximos anos. Precisamos ter tesão em vencer todo e qualquer jogo, pois vencer deve ser um hábito cultivado incessantemente.
Essa ideia de escolher quando jogar “sério” já pode ser considerada um grande erro estratégico, pois vimos o que esse tipo de pensamento nos trouxe como resultado no ano passado ao abandonarmos totalmente a Sul-Americana. O Botafogo precisa aprender como rodar seu elenco sem que isso signifique abrir mão da vitória. Fortalecer a mentalidade de que o clube sempre entra para ganhar e se doar em campo fará com que o jogador que está recebendo uma oportunidade de jogar saiba que ele precisa “deixar tudo em campo”, pois só assim terá uma nova chance de jogar.
Ganhar jogos de menos importância, mesmo sem encará-los com extrema prioridade, é um grande desafio, mas se o elenco tiver a consciência de que estar mais próximo do grande objetivo exige estar sempre preparado para ganhar as batalhas menores, finalmente entraremos no caminho das glórias.
Ganhar precisa ser um hábito compartilhado por todos que constroem o Botafogo!