Tive a oportunidade no último domingo de assistir ao meu primeiro jogo do Botafogo como visitante em uma competição “pra valer”, e não sei nem como descrever a experiência que vivi na Arena do Grêmio. Ver um jogo no estádio já é, por si só, algo mágico, pois só nesse cenário podemos vivenciar o futebol em sua plenitude. Agora, imaginem poder assistir ao Botafogo, líder e jogando de maneira absurdamente competitiva contra um dos clubes mais fortes do Brasil.
Ficou ainda mais clara para mim a certeza da torcida de estar vivendo um período especial e transformador. Desde o pré-jogo, a confiança na vitória era marcante. Em outros tempos, a torcida estaria desconfiada e receosa diante de toda a atmosfera da Arena do Grêmio, mas domingo o clima era de extrema alegria e, acima de tudo, leveza!
Após décadas de muito sofrimento, a nossa torcida está se preparando para assistir aos nossos jogos com a certeza de que verá um time que se entregará ao máximo em cada disputa e que usará sua qualidade com inteligência. Ou seja, o Botafogo e sua torcida competem contra qualquer time e em qualquer estádio (muito mérito de Luís Castro e sua comissão, não misturemos a decepção com a injustiça).
Ao final do jogo, descemos as escadas cantando músicas do Botafogo e de alguns dos nossos jogadores, e isso fez uma ficha cair para mim. Estamos nos conectando com esse elenco de uma forma muito forte, que vai além do campo e da bola. Estamos nos conectando com as pessoas, não somente com os profissionais de futebol. Admiramos esses jogadores, e a recíproca é verdadeira. Podemos ver isso nos vários momentos em que eles falam de nós, cantam as nossas músicas e comemoram as vitórias conosco. Todos os que trabalham no clube estão nos devolvendo a alegria de torcer para o Botafogo, e isso é muito emocionante e poderoso.
A torcida está, obviamente, feliz com os resultados, mas creio que está ainda mais feliz em ver que hoje torcemos por profissionais que respeitam o Botafogo e farão de tudo para entregar o melhor trabalho possível. A autoestima do botafoguense está sendo recuperada, e aqueles que não acompanham o dia a dia do clube estão começando a perceber isso na marra. O Botafogo de hoje não deixa espaço para nenhuma desconfiança, NENHUMA.
Vou guardar na memória cada segundo do jogo de domingo, cada grito, as comemorações dos gols, o choro de alegria e a emoção de ver todos aqueles irmãos de camisa sendo felizes e se abraçando. Só nós sabemos o quanto nos custou chegar até aqui, assim como só nós sabemos a importância que cada pequeno avanço representa. Encerro este texto com lágrimas de felicidade nos olhos, mas desejando que muitas outras venham até o final do ano.
Todos nós juntos estamos mudando o Botafogo!