O botafoguense mais sofrido e o mais otimista encontram-se vivendo aquilo que sempre sonharam para o Botafogo. Estão podendo ver um time forte e capaz de ganhar grandes títulos. Todos nós estamos escrevendo juntos capítulos cada vez mais gloriosos no já gigantesco livro que conta a nossa história. Só de pensar que iremos disputar um Super Mundial de Clubes com os times mais fortes do planeta já me deixa arrepiado, mas lembrar que lá estaremos por termos vivido um ano no qual ganhamos praticamente tudo o que havia para ser ganho me deixa absolutamente maluco.
É completamente impossível não lembrar de todos os momentos ruins que passamos, pois cada um deles deixou algum tipo de marca na gente. Mas viver todo esse processo de reconstrução que o Botafogo está atravessando vem curando, definitivamente, cada uma das feridas abertas ao longo do tempo. Chegou o momento de pensarmos que é possível, sim, fazer uma campanha legal no Mundial, pois foi fazendo o “impossível” que a vaga para esse Mundial foi conquistada.
Sabe aquela coisa que o Textor disse sobre “sonhar com os olhos abertos”? Pois bem, eu acredito que a gente possa sonhar com uma boa campanha e, ao mesmo tempo, estar preparado para uma natural eliminação nessa primeira fase. Se estivéssemos falando de basquete, eu diria que a nossa eliminação era certa, mas o futebol nos oferece a possibilidade de driblarmos a lógica. No final das contas, a gente vai ver o Botafogo em campo e, como sempre, vamos torcer para que a vitória venha, porque é isso que um clube da nossa grandeza precisa buscar em qualquer circunstância.
Isso dito, também quero lembrar que haverá muita coisa a ser disputada após o Mundial e que, independentemente do nosso resultado aqui nos Estados Unidos, teremos um elenco forte o suficiente para continuarmos brigando por tudo o que iremos disputar. O Mundial é uma grande recompensa por todo o nosso esforço e dedicação até aqui. Não deixe que um eventual dissabor turve a sua visão do futuro.
Eu vejo esse Mundial como a celebração de uma conquista muito valiosa e que exigiu muito empenho. Ou seja, o meu pensamento é desfrutar de tudo o que ele pode nos oferecer. Mas, como eu torço para um dos maiores clubes do mundo… por que não sonhar em ir mais longe do que o esperado?