O Botafogo teve uma longa sequência no Nilton Santos na qual fez bons jogos (na média, não em todas as partidas) e obteve excelentes resultados. No entanto, logo em seguida, a torcida e a imprensa ficaram com um pé atrás por conta dos confrontos pesados fora de casa que se avizinhavam. Todos nós não sabíamos exatamente como o time do Artur Jorge reagiria em jogos como visitante, ainda mais contra adversários complicados. Acontece que os jogos ocorreram e o que vimos foi o Botafogo jogando de forma madura e obtendo resultados e classificações tão importantes quanto animadoras.
Com todo esse cenário, ficou difícil não pensar se é possível ou não sonhar com grandes coisas nesta temporada de 2024. Quando nos pegamos pensando nisso, os sentimentos se misturam e ficamos em uma dúvida cruel, pois, ao mesmo tempo que queremos ser felizes e viver o momento bom, não queremos adicionar outra decepção à nossa coleção.
Eu, obviamente, também passei por todo esse questionamento, mas o que vi nesses jogos fora de casa me deu forças para realmente me entregar ao Artur Jorge (lá ele mil vezes!). Mesmo desfalcado de atletas importantíssimos como Tiquinho Soares e Eduardo, o time conseguiu se portar de maneira bastante sólida e, mais do que isso, vimos um elenco extremamente focado e equilibrado mentalmente.
O discurso do Artur sobre termos que jogar para vencer qualquer adversário em qualquer estádio é algo que já tínhamos escutado através do Luís Castro, e é algo que não se sustenta se for apenas um conjunto de palavras bonitas. É preciso trabalhar muito nos treinos e nos jogos para conseguir transportar esse lema para o campo. Obviamente, o adversário também quer ganhar e jogar bem em qualquer estádio, então é preciso estar muito unido e confiante no que é feito no dia a dia de trabalho.
O Artur passa a impressão de que trata o dia a dia como algo sagrado e, por isso, fica evidente que o nível de exigência dentro do clube é outro se comparado a um período recente. Todos precisam estar preparados para quando a oportunidade chegar, pois só assim o time conseguirá manter o padrão desejado nos momentos de oscilação. Estou realmente animado/ansioso para ver esse time com os reforços da segunda janela e com a evolução do trabalho da nossa comissão técnica.
Eu escolhi acreditar que podemos brigar por coisas importantes, e você?